• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Projeto de Pecuária Integrada de Baixo Carbono aumenta produtividade na Amazônia


Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 - 16h29

O Instituto Centro da Vida (ICV), entidade que atua na área de sustentabilidade ligada ao uso da terra e dos recursos naturais, fecha o ano de 2013 comemorando o sucesso do projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono, iniciado há um ano em Alta Floresta, no estado de Mato Grosso.


O projeto, que visa ampliar a produtividade da pecuária no bioma Amazônia ao mesmo tempo em que contribui para reduzir a abertura de novas áreas, selecionou dez propriedades em Alta Floresta que desenvolvem a atividade, sendo 2 na pecuária de leite e 8 na pecuária de corte.


- A produtividade média na área intensificada (URT), ou seja, onde reformamos ou recuperamos, já apresenta resultado 5,7 vezes maior que a média do estado - exemplificou o coordenador da Iniciativa Pecuária Integrada do ICV, Vando Telles de Oliveira.


Segundo o coordenador, o objetivo do projeto é implementar uma agenda de municípios sustentáveis em Alta Floresta, por meio de um programa de boas práticas agropecuárias, com ênfase em uma economia de baixa emissão de carbono, e servindo de referência para todos os elos da cadeia de carne bovina, desde o produtor até o varejo.


Depois de 18 meses de projeto, o ICV se prepara para iniciar a segunda etapa do projeto, que contará também com a implementação do Núcleo de Assistência Técnica Integrada (NATI), voltado para a capacitação técnica na região norte de Mato Grosso.


- Nesta formação o técnico, ou gestor, receberá cursos teóricos e práticos em nível de pós-graduação. Como parceiros do projeto, teremos a Embrapa Agrossilvipastoril, a Rehagro e estamos dialogando com a Universidade da Flórida - disse Oliveira.


Um dos parceiros do projeto pecuária, o grupo JBS, contribuiu para a produção de uma carne de qualidade na Amazônia, atendendo critérios sociais, ambientais, econômicos e de rastreabilidade. Como contrapartida, o grupo garante a compra do gado bovino dos pecuaristas que integram o projeto.


- O próximo passo é buscar uma parceria com o varejo para chegar ao consumidor final de forma transparente, permitindo identificar a origem do produto - adiantou Oliveira.


Em todas as propriedades, segundo Oliveira, o projeto leva o conhecimento sobre as melhores práticas para desenvolver a atividade de forma integrada, no intuito de fortalecer a gestão das propriedades.


- Os gestores passam, assim, a olhar para a propriedade como um sistema equilibrado, preconizando adotar práticas que melhorem o uso do solo e dos recursos hídricos - explicou.


Os técnicos do ICV fazem um acompanhamento mensal das fazendas que integram o projeto e orientam os envolvidos nas ações para manter o controle de indicadores agronômicos, econômicos, zootécnicos e de balanço de carbono.


- Isso se faz necessário para mostrar a viabilidade técnica e econômica da adoção das práticas recomendadas e o impacto das mesmas na redução das emissões - disse Oliveira.


Fonte: Observatório ABC. 11 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja