• Quarta-feira, 17 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agricultura discute relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas


Terça-feira, 5 de novembro de 2013 - 16h05

Os resultados do primeiro relatório de avaliação elaborado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) são apresentados e discutidos em audiência pública nesta terça-feira (05/11), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.


Segundo os deputados que pediram a audiência, Bohn Gass (PT-RS) e Beto Faro (PT-PA), o objetivo será discutir os avanços do conhecimento científico sobre o fenômeno das mudanças climáticas no país e no mundo. E, ao mesmo tempo, debater as causas e efeitos do processo na atividade agropecuária, com as ameaças à produção interna aos alimentos essenciais, para ajudar na formulação de políticas públicas e estratégias de adaptação às condições ambientais resultantes.


O Painel


O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é um organismo científico nacional, nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que tem como objetivo reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil a partir da publicação de Relatórios de Avaliação Nacional.


A 1ª Conferência Nacional sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de setembro, em São Paulo, teve como objetivo difundir os avanços do conhecimento científico sobre a variabilidade climática nacional e global resultantes de estudos recentes de observação e de modelagem climática. Reuniu a comunidade científica, lideranças públicas, meios de comunicação e público em geral.


O Primeiro Relatório de Avaliação Nacional elaborado pelo PBMC trouxe conclusões preocupantes, como a de que a temperatura no Brasil pode aumentar de três a seis graus Celsius até 2100, o que poderia afetar a produção de alimentos e de energia no país. Mas também revelou que existem lacunas nas informações sobre impacto ambiental e mudanças climáticas no Brasil.


Fonte: Agência Câmara. 5 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja