• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Combatendo as mudanças climáticas através da pecuária


Terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 15h39

A principal conclusão do relatório "Combater as alterações climáticas através da pecuária", da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é que a pecuária tem grande potencial para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE).  


O relatório chegou em um momento onde o mundo necessita reduzir as emissões para evitar uma mudança climática. Ele apresenta avaliação detalhada da magnitude, fontes e vias de emissões provenientes de diferentes sistemas de produção e cadeias de suprimentos.


Baseando-se em avaliações e análises estatísticas do setor, são identificadas alternativas e oportunidades concretas que viabilizam a redução dessas emissões pela pecuária.


Emisssões de GEE importantes


É estimado que o setor pecuário emita 7,1 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o que representa 14,5% de todas as emissões ocasionadas pelo homem.


As produções de carne e leite contribuem, respectivamente, com 41% e 19% das emissões do setor. Já a produção de carne suína, carne de frango e ovos contribuem, respectivamente, com 9% e 8% das emissões.


As principais fontes de emissões são: produção de alimentos e de processamento (45% - com 9% atribuível à expansão das pastagens e lavouras nas áreas de florestas), fermentação entérica de ruminantes (39%) e decomposição de dejetos (10%) . 


O restante é atribuído ao tratamento e transporte dos produtos de origem animal.


A chave para redução das emissões


Seria possível reduzir as emissões de GEE em 30% se os produtores adotassem tecnologias e algumas práticas simples.


As intervenções para redução dessas emissões são baseadas em tecnologias que aperfeiçoem a eficiência da produção no animal e evolução do rebanho. Elas incluem melhores práticas de alimentação, manejo sanitário, manejo de dejetos e reciclagem de nutrientes e energia.


Uma ação global envolvendo todos os intervenientes do setor é necessária para que seja possível projetar e implementar estratégias de baixo custo, bem como estabelecer políticas de apoio.


O compromisso da FAO


A FAO está ativamente envolvida em prol do desenvolvimento da pecuária sustentável.


Se dedica ao estudo e indicação de melhores práticas de manejo, visando a utilização eficiente dos recursos naturais. Os esforços se concentrando em três áreas: práticas eficientes, manejo de pastagem e manejo de dejetos.


Fonte: FAO. Traduzido e adaptado por Milena Zigart, trainee da Scot Consultoria. 26 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja