• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mapa distribuirá novos manuais de bem-estar animal


Segunda-feira, 1 de julho de 2013 - 17h51

Durante o 1º Dia de Campo, que ocorrerá no dia 6 de julho, em Paragominas no Pará, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Universidade Estadual de Paulista (UNESP) irão distribuir os novos manuais de bem-estar animal aos produtores rurais da região. O evento faz parte do Projeto Pecuária Verde, coordenado pelo Sindicado dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP).


O encontro ocorrerá na Fazenda Bonita, uma das propriedades modelo de sustentabilidade na região. Haverá palestras sobre bem-estar animal e as ações de fomento às práticas, promovidas pelo Mapa. "A principal atividade no município de Paragominas era madeireira, mas nos últimos anos, ocorreram mudanças significativas. Hoje a região é considerada modelo e várias propriedades possuem projetos sustentáveis", explicou a chefe da Divisão de Bovinocultura do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (DEPROS/MAPA), Andrea Parrila.


O Ministério da Agricultura financiou uma tiragem de 50 mil exemplares das publicações, sendo 10 mil para cada atividade em que o manejo pode ser aplicado: Vacinação, Transporte, Embarque, Identificação e Bezerros ao Nascimento. "O bem-estar animal é uma das principais preocupações do Mapa. O manejo inadequado além de causar estresse e sofrimento desnecessário, afeta a qualidade da carne. Para fomentar a adoção das práticas de bem-estar animal, produzimos informativos e oferecemos apoio e parceria às instituições", disse o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha (SDC/MAPA).


Paragominas foi o primeiro município do Brasil a sair da lista dos que mais desmatam na Amazônia. A lista foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de punir, com embargo ao crédito, quem destrói a natureza. Com o Projeto Pecuária Verde, a região adotou um novo modelo de produção agropecuária e saiu da lista negra do MMA.


O Dia de Campo na Fazenda Bonita terá início com um café da manhã e se encerrará com um almoço e apresentação dos animais do local.


Fonte: MAPA. 1 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja