• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Monsanto Company amplia área dedicada à sustentabilidade


Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 12h16

Pioneira no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam no aumento da produção de alimentos aliado à preservação do meio ambiente, a Monsanto Company deu mais uma prova de seu compromisso com a sustentabilidade no setor agrícola. Com o objetivo de concentrar esforços e ampliar as ações que visam à manutenção dos recursos naturais, fundamental para a agricultura, foram criadas três novas diretorias globais: Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis; Responsabilidade Corporativa; e Estratégia de Portfólio Agricultura Sustentável. Para assumir a diretoria de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis, sediada nos Estados Unidos, foi designada a engenheira agrícola brasileira Gabriela Burian, que gerenciou a área de Sustentabilidade da Monsanto do Brasil por cinco anos. Ligada à Diretoria de Assuntos Corporativos, a gerência de Sustentabilidade no Brasil agora está a cargo de Daniela Mariuzzo, engenheira de alimentos que liderou por seis anos as iniciativas de sustentabilidade do Rabobank, principal banco de fomento agrícola do mundo.


A Monsanto lançou em 2008 os pilares de seu compromisso com a sustentabilidade, que têm como metas dobrar a produtividade de milho, soja e algodão até 2030, reduzir em 1/3 o uso de recursos naturais no mesmo período, além de melhorar a vida dos agricultores e dos que dependem deles. Na visão da companhia, o aumento de produção necessário para suprir a crescente demanda por alimentos, e a preservação do meio ambiente, passa pelo desenvolvimento e acesso de tecnologias no campo, como a biotecnologia, além do aperfeiçoamento de práticas agrícolas. "A Monsanto já avançou bastante na visão de melhorar vidas e fazer da agricultura uma atividade sustentável. Com a criação dessas novas diretorias, aumentamos ainda mais os esforços para garantir que atingiremos as metas estabelecidas", afirma Michael Doane, líder global de Políticas Agrícolas Sustentáveis.


No Brasil, a gerência de Sustentabilidade foi instituída em 2007 sob a liderança de Gabriela Burian, que ingressou na empresa em 1996, na área florestal. "Por cinco anos, a Gabriela gerenciou os esforços de sustentabilidade no Brasil, estruturando parcerias de sucesso como a firmada com a ONG Conservação Internacional para preservação da Mata Atlântica e do Cerrado brasileiros, além de ter implementando o nosso Comitê de Sustentabilidade, com participação de funcionários e instituições chave para ampliar a sustentabilidade no setor agrícola. Sentimos muito orgulho de ver que o trabalho desenvolvido aqui no Brasil servirá de base para uma escala global. E temos certeza de que com a chegada da Daniela Mariuzzo ao nosso time avançaremos ainda mais em nossa estratégia de fazer do agronegócio uma atividade cada vez mais sustentável", afirma Rodrigo Almeida, diretor de Assuntos Corporativos no Brasil.


Desafio global


Na posição de Diretora de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis, a brasileira Gabriela Burian é responsável pelas articulações com o terceiro setor, alianças com a cadeia agroalimentar e demais parcerias estratégicas focadas em melhorar a integração agricultura e meio ambiente nos países onde a Monsanto atua. "Estou muito animada com o desafio de contribuir na construção de uma agricultura cada vez mais sustentável, agora em nível global. Conseguimos no Brasil articular projetos com diversos setores, como ONGs, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, entidades de classe e agricultores, atingindo resultados concretos. Acredito que o diálogo transparente entre todas as partes seja o caminho para garantirmos alimentos a uma demanda cada vez maior, por meio de uma produção agrícola que respeite a biodiversidade, reduza o uso de recursos naturais e permita o acesso à renda", explica Gabriela.


Engenheira Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado em Agronomia na Université de Sciences et Techniques du Languedoc (USTL), curso de doutorado pela Université Laval (Quebec) e com Especialização em Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Sustainability Challenge Foundation (Holanda), Gabriela Burian atuou por 20 anos na Monsanto do Brasil, tendo passado por diversas áreas e cargos de liderança.


Principais ações desenvolvidas no Brasil


Nos últimos cinco anos, a Monsanto investiu mais de US$12 milhões em projetos socioambientais no Brasil. Seu forte compromisso social e ambiental é reconhecido em pesquisas como a realizada pela revista Isto É Dinheiro, que a elegeu uma das "50 Empresas do Bem". Por três anos consecutivos, a companhia também é listada entre "As empresas mais sustentáveis segundo a mídia", ranking elaborado pela revista Imprensa, a partir de levantamento que aponta as empresas mais presentes no noticiário nacional de maneira positiva em temas como sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, recursos humanos e transparência.


Fonte: Suino.com. Pela Redação. 21 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja