• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de leite com bem-estar bovino é modelo rentável


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 14h22

Diariamente as vacas abrigadas no Centro Zootécnico da Unoeste, no campus II, são ordenhadas. Após o procedimento ser realizado, o rebanho é levado ao campo para pastar, uma vez que o manejo é feito com a produção de leite a pasto. Esse passeio contribui para o bem-estar do gado e aprimora a produção, sendo modelo para os produtores rurais alavancarem o próprio negócio.


A atividade, com a reforma de pastagem, faz parte da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema que agrupa a captação de leite, cultivo de soja e a extração de madeira, pois na mesma área há o plantio de eucaliptos. As árvores, plantadas em renques, não interferem na produção de grãos nem no pasto e ainda beneficiam o gado ao fazerem sombra, o que possibilita um clima mais agradável. Assim, com mais qualidade, o animal fica mais tempo na pastagem "e consequentemente aumenta a produção de leite e reduz o custo com a suplementação", expõe o técnico responsável pelo Centro Zootécnico da Unoeste, Paulo Claudeir Gomes da Silva.


A soja também é fator positivo. Ela torna o solo melhor, já que "um dos principais fatores benéficos dela é a fixação de nitrogênio, deixando a terra mais fértil", explica Silva. Por todos esses motivos a ILPF é incentivada pelo zootecnista e professor da Unoeste. De acordo com ele, é um manejo que possibilita diferentes fontes de renda aos produtores rurais, sendo acessível a todos, especialmente aos pequenos, que "conseguem fazer a integração com mão de obra familiar".


Quem já pensa em usufruir dos benefícios da ILPF, tanto academicamente quanto profissionalmente, é Heloisa Girotto Junqueira Pita, estagiária do Centro Zootécnico e futura estudante de Zootecnia. "Aqui ganho experiência, o que contribuirá muito com a minha profissão", conta ela, atualmente aluna da 2ª série do ensino médio integrado com o técnico em Agropecuária.


Fonte: Agrolink. Pela Redação. 17 de janeiro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja