• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ABIOVE assina compromisso com o governo estadual para responsabilidade pós-consumo de óleo comestível


Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 18h04

19/12/2012 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) assinou termo de compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para responsabilidade pós-consumo de óleo comestível. A solenidade aconteceu no Anfiteatro Augusto Ruschi, situado à Avenida Frederico Hermann Junior, 345, Alto de Pinheiros, São Paulo.


O compromisso teve por objetivo a implantação de um sistema de responsabilidade pós-consumo com a finalidade de incentivar a coleta e a destinação final ambientalmente adequada do óleo comestível residual.


Entre as responsabilidades da ABIOVE, constam: estabelecer parcerias com entidades coletoras regularizadas junto aos órgãos competentes e com estabelecimentos comerciais, para a instalação e a manutenção de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) no estado de São Paulo; mapear digitalmente os pontos de entrega existentes no Brasil e orientar com programas de educação ambiental os consumidores sobre a importância de participar da iniciativa. Dessa forma, a ABIOVE contribuirá para a manutenção da qualidade da água dos nossos rios e lagos.


A plataforma de informação e orientação www.oleosustentavel.com.br já faz parte do compromisso. Foi criado pela ABIOVE e lançado na última sexta-feira, 14 de dezembro, e está integrado às redes sociais (Twitter: @oleosustentavel; Facebook: Óleo Sustentável). Por meio de um mapa digital, o sitio indica os PEV mais próximos da residência do consumidor.


O sitio mapeou, até o momento, 907 pontos de coleta de óleo usado de cozinha em nível nacional. Desse total, 820 encontram-se no estado de São Paulo. Os consumidores de óleo de cozinha poderão entrar em contato pelo próprio site e indicar novos pontos ainda não catalogados, para ampliar a rede de informações. O óleo de cozinha residual é utilizado para a produção de biodiesel, sabão, tintas e vernizes. O mundo moderno exige o aproveitamento de resíduos com alto potencial de reutilização.


O termo de compromisso a ser assinado amanhã vai vigorar por quatro anos.


Fonte: ABIOVE. Pela Redação. 18 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja