• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Secretário de Meio Ambiente recebe relatório que aponta problemas e soluções para melhorar a gestão florestal de MT


Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - 15h04

O 2º Relatório de avalição do sistema de monitoramento e controle da exploração florestal de MT/2012 foi entregue ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, na quarta-feira (5) às 8h30, na sede da secretaria.


O relatório foi construído com base no II Seminário de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso, realizado em agosto deste ano, em Cuiabá. No encontro foram discutidos temas como os problemas e as fragilidades da gestão florestal que geram demora excessiva nos processos administrativos e dificultam a contenção das altas taxas de degradação florestal e de ilegalidade na sua exploração.


O relatório apresenta as soluções técnicas e a agenda de compromissos para contribuir com o fim dos problemas apresentados, dentre elas:


- Desenvolvimento de versões aprimoradas do sistema Documento de Origem Florestal (DOF 2.0), do IBAMA e do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA 2.0), da SEMA/MT;


- Melhoria da transparência das informações disponibilizadas ao público por esses sistemas;


- Maior coordenação na fiscalização da exploração florestal entre o IBAMA e a SEMA/MT;


- Implantação de uma sala de monitoramento para acompanhamento da exploração florestal por sensoriamento remoto e fortalecimento do monitoramento em campo dos planos de manejo.


Participam da audiência, representantes do Instituto Centro de Vida (ICV), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), além da SEMA/MT.


Fonte: Suíno.com. Pela Redação. 12 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja