• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lenha ecológica


Segunda-feira, 29 de outubro de 2012 - 17h41

Bagaço de cana, casca de amendoim, resíduos do processamento da madeira. Todos esses materiais podem ser transformados em briquetes, uma lenha ecológica com poder energético maior do que a tradicional. Esse produto será apresentado pela Embrapa Agroenergia na 5ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível - Biotech Fair, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, em São Paulo, paralelamente ao 7º Congresso Internacional de Bioenergia.


O Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral, explica que os briquetes podem ser produzidos a partir de qualquer biomassa convertida em pequenas partículas e com baixa umidade. O aproveitamento de resíduos que seriam desperdiçados - possivelmente gerando problemas ambientais - para geração de energia de fonte renovável é uma das principais vantagens dessa tecnologia. Outros benefícios são a agregação de valor à biomassa, compactação dela para aumento da concentração energética, uniformidade de tamanho e formato dos produtos, facilidade de armazenamento e segurança contra incêndios.


Levantamento realizado pela Embrapa Agroenergia aponta que mais de 40% das empresas produtoras de briquetes estão no estado de São Paulo. No território paulista são gerados quase 10 milhões de m³ por ano de resíduos do processamento da madeira, o que o coloca atrás apenas do Paraná, segundo dados do IBGE de 2009. Esse tipo de resíduo é o mais utilizado atualmente para produção de briquetes. O estado ainda ganha destaque na geração de bagaço de cana e a região Sudeste é onde se concentra o maior volume de cascas de amendoim, outro material que pode ser destinado à compactação.


Briquetes podem substituir a lenha em diversas aplicações, como o uso residencial, em indústrias e estabelecimentos como olarias, padarias e pizzarias. A produção brasileira desse biocombustível sólido está estimada em 1,2 bilhão de toneladas, mas não é suficiente para atender à demanda, que cresce a taxas de 4,4% ao ano.


No estande da Embrapa Agroenergia na Biotech Fair, estarão expostos briquetes, matérias-primas para produzi-los e uma maquete de um sistema de briquetagem O estande poderá ser visitado no Centro de Exposições Imigrantes, das 10h às 19h.


O centro de pesquisa também participará do congresso que ocorre paralelamente à feira. Na tarde do dia 31/10, o chefe-geral da instituição, Manoel Teixeira Souza Júnior, ministra a palestra "Caminhos para assegurar o fornecimento de matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil frente a diferentes cenários do horizonte de 2020", durante sessão denominada Biodiesel e Bioquerosene.


Fonte: Portal dia de campo. Pela Redação. 26 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja