• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Soja ocupa apenas 0,5% da área da Amazônia desmatada após 2006


Terça-feira, 25 de setembro de 2012 - 15h44

A soja ocupou até o ano passado apenas 0,41% das áreas desmatadas no bioma amazônico desde 2006, segundo o relatório do quinto ano da Moratória da Soja, divulgado  quarta-feira (5/9). A moratória é um acordo entre as indústrias e exportadoras de soja e organizações não governamentais (ONGs) para que não sejam adquiridos grãos produzidos no bioma amazônico depois de 2006.


A partir da análise de imagens de satélite do sistema Prodes, que monitora o desmatamento, a moratória da soja identifica áreas potencialmente ocupadas com soja. Depois, essas áreas são sobrevoadas e visitadas por terra, para se constatar se o plantio é mesmo de soja.


Na última safra, apenas 18.410 hectares de soja foram identificados dentre os 3,47 milhões de hectares desmatados nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia. Isso significa que apenas 0,53% da área desmatada nos últimos cinco anos foi ocupada pela soja. Considerando que em toda a Amazônia (bioma) foram 4,51 milhões de hectares desmatados, a área de soja representa 0,41% do total. Os 58 municípios monitorados nos três estados citados representam 98% da área plantada com soja na Amazônia, segundo a moratória.


O relatório é assinado pelo coordenador técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Bernardo Rudorff, pela diretora da empresa de sensoriamento remoto Geoambiente, Izabel Cecarelli, e pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli.


Além da Abiove, participam da moratória a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Ministério do Meio Ambiente, o Banco do Brasil e as organizações Conservação Internacional, Greenpeace, IPAM, TNC e WWF-Brasil.


Fonte: Sou agro. Pela Redação. 5 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja