• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Gestão de pessoas – Ferramenta chave para a eficiência produtiva

Entrevista com o médico veterinário , Sandro Viechnieski

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020 - 15h30
-A +A

Sandro Viechnieski tem formação em medicina veterinária pela UFPR, é especialista em Gestão Estratégica de Empresas Leiteiras, instrutor do curso MDA junto ao Instituto Agro+Lean e sócio e gerente da área do Leite da StarMilk Alimentos

Foto: Scot Consultoria


Na entrevista dessa semana, Sandro Viechnieski, Médico Veterinário e palestrante do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, nos contou um pouco sobre a importância da gestão de pessoas nos sistemas de produção agropecuários, assunto essencial a todos que buscam uma maior eficiência em seus sistemas produtivos. Confira!

Sandro Viechnieski tem formação em Medicina Veterinária pela UFPR, é Especialista em Gestão Estratégicas de empresas Leiteiras, Instrutor do curso MDA junto ao Instituto Agro+Lean e Sócio e Gerente da área do Leite da StarMilk Alimentos.

Scot Consultoria: O senhor poderia comentar um pouco sobre o tema de sua palestra em nosso Encontro? Qual a importância do Encontro de Confinamento e Recriadores da Encontros da Scot Consultoria para a pecuária leiteira nacional?

Sandro Viechnieski: Falar de pessoas em negócios é falar de crescimento, principalmente no agronegócio. Nossa área é altamente dependente das pessoas e por muitas vezes, essas pessoas têm que estar focadas 365 dias do ano, 24 horas por dia. Para isso, os gestores desses negócios, se quiserem ter uma empresa que seja sustentável ao longo do tempo, precisam entender de pessoas. O que vemos é que poucas pessoas destinam seu tempo para estudar e aprender sobre o assunto.

Somos muito voltados para temas como tecnologia, técnicas, processos, mas nada sobre pessoas. O que nós, da Escola Agro+Lean, acreditamos, é que as pessoas são a chave do sucesso e do crescimento dos negócios, desde que essas pessoas façam o que foi combinado, querendo melhorar todos os dias, porque querem.

Esse encontro faz com que os pecuaristas tenham um ponto de estudo sobre todos os fatores que afetam a sua empresa e possam refletir em como podem melhorar sua performance, deixando suas empresas mais rentáveis.

Scot Consultoria: Qual importância da gestão de pessoas? Quais os primeiros passos para melhorar a gestão de forma eficiente?

Sandro Viechnieski: Não importa quanto tecnológico seja seu negócio, quanto 4.0 ele seja, de alguma maneira nós sempre vamos precisar de pessoas que estejam, dispostas, interessadas, alegres e competentes para nos auxiliar na condução. Então entender as suas necessidades e como elas reagem frente a desafios é de suma importância.

Como conseguir isso? O primeiro passo é termos uma cultura que faça com que as pessoas queiram trabalhar e melhorar todos os dias em seu trabalho. Para isso o dono do negócio precisa entender que a cultura é colocada pelos donos. Ele é o único responsável pela “cara” da sua empresa. Então, o início passa por uma mudança de atitude do próprio dono. Sem isso, nada muda na empresa.

Scot Consultoria: Como a gestão pode diminuir a rotatividade de mão de obra dentro das fazendas? Como montar uma equipe motivada e engajada de forma que o trabalho seja potencializado?

Sandro Viechnieski: A rotatividade de qualquer empresa é dada por vários fatores. Quando não conseguimos atender às necessidades dos nossos funcionários, eles nos deixam.

Mas o que mais impressiona é que pesquisas mostram que cerca de 85% das pessoas que saem do emprego, não saem por causa da empresa, e sim por causa de seus superiores. Isso mostra quanto caminho temos para percorrer. Para diminuir essa rotatividade, temos então que entender suas necessidades, que passam por coisas básicas como salários, horas de folga, dias de descanso, férias, colégio para os filhos, moradia.

Depois, necessidades de segurança no trabalho, como garantia de que o negócio não vai acabar e está crescendo, está prosperando e tendo recursos suficientes para evoluir. Depois elas precisam sentir-se parte de um time, ou seja, precisam sentir que fazem parte de uma comunidade que quer que ela esteja ali, trabalhando todos os dias. Ninguém consegue permanecer muito tempo sem ter relacionamentos sociais agradáveis.

Nesse ponto, passamos para a necessidade da autoestima, que é a pessoa ser tratada com respeito, ter seu trabalho reconhecido e ser encorajado a melhorar todos os dias. Por fim, chegamos a última necessidade, a da autorrealização, que é quando a pessoa passa a ser consultada sobre decisões que afetam seu trabalho, possui responsabilidade clara em seu círculo de influência no trabalho.

Temos que entender que não motivamos ninguém e que o grande trabalho de um gestor é não desmotivar ninguém, e a maneira de conseguir isso é atendendo às necessidades acima, pois uma pessoa desmotivada vai sair da empresa.

Scot Consultoria: Quais os principais desafios e melhorias para a gestão de pessoas em um mundo  completamente tecnológico e conectado como o de hoje?

Sandro Viechnieski: A tecnologia sempre é bem vinda desde que facilite algum trabalho desenvolvido por seus colaboradores, ou por você como gestor. Mas é um erro muito grave quando achamos que isso basta para termos um negócio de sucesso. Temos que entender que as pessoas vivem de relacionamento com outras pessoas, no nosso setor, com animais e com o ambiente onde estão trabalhando. Precisamos criar então, um lugar agradável para elas trabalharem, conviverem, e hoje podemos ver claramente que, cada vez mais, o convívio social vem diminuindo com a tecnologia, e o exemplo mais claro são nossos filhos com o smartphones. Temos que estar sempre atentos para mantê-las conectadas com elas mesmas. Temos que criar ambiente de trabalho como se as pessoas fossem para a praia todos os dias.

Scot Consultoria: Na sua opinião, o produtor de hoje enxerga a gestão de pessoas como um investimento para aumentar seus lucros? Quais os principais gargalos da pecuária leiteira e como uma boa gestão mudaria esse cenário?

Sandro Viechnieski: Já foi muito pior no passado recente, mas na minha opinião, o produtor já tentou, estudou e se aperfeiçoou em todas as outras áreas de interesse no seu negócio. Ele já está mais do que capacitado em por exemplo: genética, alimentação, criação, técnicas de reprodução, conforto e tudo mais. E mesmo assim os resultados não são os esperados. Hoje muitos ramos e gestores estão atravessando a última barreira que na cabeça de muitos é só problema: trabalhar com pessoas.

Hoje já entendem que se não olharem atentamente para esse tema, eles não terão pessoas para trabalhar ou muitas vezes não terão sucessão para continuar seu negócio. Hoje vemos vários cursos sobre gestão que estão à disposição do produtor, e que de alguma forma ele possa aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos na área e, portanto, pode reverter a situação atual.

Um dos principais gargalos de qualquer negócio é fazer com que ele atenda às necessidades de seus clientes e aqui colocamos alguns que são vitais para o negócio ser sustentável; 1- consumidor, 2- dono/acionista, 3- empregados, 4- sociedade. Para isso acontecer, temos que entender claramente quais são as necessidades desses 4 clientes. De uma maneira geral, para termos um negócio lucrativo e sustentável ao longo do tempo precisamos de 2 coisas importantes.

Primeiro precisamos de meios ideais – são coisas como, terra, animais, genética, equipamentos, máquinas, técnicas, tecnologias. Esses itens por muito tempo foram e são trabalhados. Mas estamos vendo que apenas isso não é suficiente.

Segundo, precisamos de pessoas com comportamentos ideais – é aí que nós, da Escola Agro+Lean, trabalhamos todos os dias junto ao gestores, para que entendam a filosofia e metodologia que procura fazer com que as pessoas tenham esse tipo de comportamento porque querem, e não porque tem alguém sempre mandando ou supervisionando.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja