• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtividade leiteira em confinamento

Entrevista com a consultora da HF Consultoria e produtora de leite, Helena Nogueira Frota de Aquino

Segunda-feira, 16 de setembro de 2019 - 05h55
-A +A

Médica veterinária (PUC-MG) e possui mestrado em zootecnia pela UFMG. Além de atuar como produtora de leite é consultora de diversas propriedades do setor, atuando nas seguintes áreas: bovinocultura de leite, produção animal, nutrição e alimentação animal, reprodução animal e gestão.

Foto: www.pixabay.com.br


A entrevista da semana é com a médica veterinária e produtora de leite Helena Nogueira Frota de Aquino, palestrante do Encontro dos Encontros da Scot Consultoria. Helena comentou sobre o sistema que utiliza em sua fazenda e os manejos realizados para as vacas confinadas.

O Encontro dos Encontros, que engloba, o Encontro de Criadores, Encontro de Adubação de Pastagem e Encontro da Pecuária Leiteira, acontecerá de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, em Ribeirão Preto-SP.

Para mais informações, acesse: encontros.scotconsultoria.com.br.

Helena Nogueira Frota de Aquino é médica veterinária (PUC-MG) e possui mestrado em zootecnia pela UFMG. Além de atuar como produtora de leite é consultora de diversas propriedades do setor, atuando nas seguintes áreas: bovinocultura de leite, produção animal, nutrição e alimentação animal, reprodução animal e gestão.

Scot Consultoria: Qual a importância do evento Encontro dos Encontros da Scot Consultoria para a pecuária leiteira e quais pontos serão abordados em sua palestra?

Helena Nogueira: O Evento da Scot Consultoria é fundamental para a atividade leiteira pelo fato de reunir pessoas envolvidas na área dispostas a discutirem sobre a cadeia produtiva, através da troca de informações, conhecimentos e experiências. É uma grande oportunidade para os membros do setor entenderem como se especializar, e, principalmente, empreender de forma correta.

Em relação à palestra, comentarei sobre a produtividade de leite em confinamento, que pode chegar a produção de 30 mil litros de leite por hectare por ano.

Scot Consultoria: Helena, nos conte um pouco sobre o modo de produção implementado em sua fazenda.

Helena Nogueira: O sistema utilizado na propriedade é o compost barn. Atualmente, a fazenda possui cem vacas em lactação, que são ordenhadas três vezes por dia e apresentam média de produção de 35 litros/vaca/dia.

A respeito da alimentação das vacas, o volumoso fornecido é a silagem de milho, produzida na própria fazenda. Além disso, todo concentrado também é formulado na propriedade, a partir da compra dos insumos, farelo de soja, milho, sal mineral e polpa cítrica, a fim de atingir as exigências dos animais.  

Scot Consultoria: Em relação ao compost barn, qual sua opinião sobre a eficiência desse sistema?

Helena Nogueira: É um sistema de confinamento que, como qualquer outro, pode proporcionar sucesso ou não, tudo depende da forma como é utilizado, dos animais que você coloca nesse sistema, do manejo adotado, e, principalmente do manejo da cama.

É um sistema novo, e no Brasil, muitos têm adotado de forma incorreta.

É fundamental gerenciar os indicadores da fazenda para saber se realmente está dentro das necessidades, se ele vai gerar para o produtor os benefícios que ele pode gerar.

O que é mais importante, para mim, independente do sistema que você utiliza, é ter esse gerenciamento de dados, informações para diagnosticar onde está o problema e o sucesso de cada sistema.

Scot Consultoria: Na sua opinião, quais as vantagens do sistema free stall?

Helena Nogueira: No sistema free stall os animais ficam mais individualizados, conseguindo ter maior controle. O investimento é maior em relação ao compost barn, mas é um sistema, que assim como o compost barn, vai funcionar bem ou mal, dependendo da forma que for empregado.

Acredito que a individualização do animal permite identificar melhor cada um deles, de detectar algum tipo de problema, além de utilizar uma menor área para o animal.   

Artigo originalmente publicado no informativo Boi & Companhia, edição 1356.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja