• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Big Data: o foco é resolver o problema

Engenheiro agrônomo e consultor da Cargill Animal Nutrition., José Gilson Louzada Regadas Filho

Segunda-feira, 25 de março de 2019 - 06h00
-A +A

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado em Zootecnia pela mesma universidade e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em Nutrição e Produção de Ruminantes. Hoje é consultor da Cargill Animal Nutrition, atuando principalmente nas áreas de análise de dados e modelagem para confinamentos de gado de corte.

Foto: Massey Ferguson/Reprodução


Cada vez mais novas tecnologias estão disponíveis para os produtores rurais, uma delas é o Big Data. Para entender melhor sobre a tecnologia em si e quais benefícios ela pode trazer José Gilson Louzada Regadas Filho vai falar sobre o tema no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria.

José é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado em Zootecnia pela mesma universidade e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em Nutrição e Produção de Ruminantes. Hoje é consultor da Cargill Animal Nutrition, atuando principalmente nas áreas de análise de dados e modelagem para confinamentos de gado de corte.

Diante disso, a Scot Consultoria o convidou para um bate papo a fim de saber mais detalhes do que será abordado no evento e sanar algumas dúvidas sobre o tema.

Scot Consultoria: Cada vez mais o termo Big Data é usado em diferentes setores da economia, até mesmo para o agronegócio. O senhor poderia definir o que de fato é Big Data?

José Gilson Louzada Regadas Filho: O termo Big Data é utilizado para denominar um volume de dados imenso, gerados e transportados muito rapidamente e de diferentes fontes. Não apenas na forma como estamos acostumados a pensar em dados, mas também como imagens, sons, e-mail, textos, etc. O uso de algoritmos apropriados para essa massa de dado permite gerar insights que não eram possíveis antes.

Scot Consultoria: Qual o maior desafio para o produtor que quer começar a utilizar a coleta de dados na sua propriedade?

José Gilson Louzada Regadas Filho: O foco do produtor deve estar voltado para levantar as perguntas corretas que ele deseja que sejam respondidas através de dados. Se entendermos os problemas a serem resolvidos, é muito mais fácil pensar e desenvolver as plataformas e as análises. O produtor verá que a maior parte dos seus problemas podem ser resolvidos com os dados que eles já têm na fazenda, usando técnicas simples.

Scot Consultoria: Quais as vantagens de se reunir tantas informações da fazenda? E como saber utilizá-las da forma correta?

José Gilson Louzada Regadas Filho: A grande vantagem é a tomada de decisão em maior tempo hábil. Normalmente, o que fazemos é olhar os dados após os eventos terem acontecido, ou seja, não há muito o que fazer a respeito a não ser evitar que aconteça de novo. Porém, quando temos uma fazenda conectada, gerando dados em tempo real, podemos predizer o acontecimento de eventos e prescrever possíveis soluções.

A parcimônia é a chave para não cairmos no excesso de dados e sensores e também não perdermos oportunidades reais de melhoras nos nossos indicadores zootécnicos. Focar no problema e não na ferramenta, essa é a dica.

Scot Consultoria: O senhor será palestrante do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria. Qual a importância de um evento como esse para a pecuária?

José Gilson Louzada Regadas Filho: Este evento tem estado na vanguarda da pecuária nos últimos anos. Antecipando tendências e levando aos produtores uma visão crítica feita por especialistas de diversas áreas da produção animal.

Todos os grandes produtores se fazem presente, mas também uma grande quantidade de pequenos produtores que vem aprender, há também grandes e pequenas empresas dos diferentes ramos da produção animal trazendo o que há de mais novo no mercado da carne. Portanto, para mim, este evento funciona como um balizador da produção de gado de corte do Brasil

Scot Consultoria: O que o senhor poderia adiantar dos pontos que serão abordados em sua palestra e a interação com as outras palestras?

José Gilson Louzada Regadas Filho: Vamos discutir o conceito de Big Data, onde é gerado esse tal de Big Data nos dias atuais, e, exemplificaremos algumas tendências de tecnologias que usam Big Data e logo estarão no mercado disponível para todos os produtores.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja