• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estratégias de compra de insumos para o confinamento

Entrevista com o proprietário e gerente do Confinamento Monte Alegre, André Luiz Perrone dos Reis

Terça-feira, 21 de junho de 2022 - 10h00
-A +A

Médico-veterinário formado pela Universidade de Marília, especialista em pecuária pela Universidade do Texas, proprietário e gerente do Confinamento Monte Alegre, em Barretos-SP.

Foto: Scot Consultoria


Scot Consultoria: Perrone, quais foram os principais pontos da sua apresentação no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria?

André Perrone: A ideia foi trazer uma visão prática das dores e oportunidades que passamos no dia a dia do confinamento. A intenção era provocar os participantes para que eles fizessem uma análise do cenário pelo qual passaram e que tivessem em mente as oportunidades para os próximos anos.

Scot Consultoria: Tendo em vista o cenário atual de instabilidade climática e econômica, o produtor deve priorizar compras para um curto período ou travar o mercado pensando em longo prazo?

André Perrone: O momento está muito incerto. Dependendo de alguns fatores, é bom o pecuarista ter uma análise dos últimos anos e projetar o forecast, observando o que a bolsa e os preços estão sinalizando para o mercado, levando em conta a questão climática e a oportunidade de paridade para a exportação. Isso permite uma análise bem detalhada de alguns fatores, mas é claro que um contrato bem realizado, com um fornecedor que nos garanta qualidade de fornecimento e disponibilidade, sempre é bem-vindo para termos uma melhor estratégia no plano nutricional do confinamento em meio a esse cenário instável.

Scot Consultoria: Na sua opinião, a produção própria é uma estratégia viável?

André Perrone: É uma estratégia que cada vez mais está voltando. Claro que, depende muito do tamanho de cada projeto, por exemplo, existem projetos que necessitam de um parque de produção maior em função do número de animais que vão ser confinados. A estratégia é boa e mitiga riscos, apesar de que em nosso projeto trabalhamos sempre com hedge de mercado à valor comercial, ou seja, independentemente do valor que é produzido da parte agrícola, nós levamos esse produto para o confinamento a valores de mercado local.

Scot Consultoria: Utilizar resíduos de indústrias auxilia na redução de custos na dieta?

André Perrone: Auxilia não só a parte econômica, como também a parte sustentável. No Brasil nós temos muitas oportunidades e quando recebemos visitas do pessoal de fora eles ficam impressionados com a sustentabilidade dos nossos projetos de confinamento. Temos uma grande capacidade de converter resíduos de indústrias em carne e isso é de grande valia, principalmente quando olhamos para a localização do confinamento, como é o caso do estado de São Paulo, que é o maior parque de agroindústrias do país. Então, sem sombra de dúvida, soma a eficiência econômica com a sustentabilidade.

Scot Consultoria: Quais as vantagens do pool de compras para os fornecedores e para os produtores?

André Perrone: Acho bem questionável. O pool de sucesso que conhecemos, até o momento, é o mercado de polpa cítrica e, para isso funcionar, tudo deve estar bem alinhado entre todo o grupo. O pool sempre é muito bem-vindo, desde que tenha um bom alinhamento de todos os participantes, pois, dependendo do tamanho da operação, torna-se complicado o alinhamento entre as partes.

Scot Consultoria: Na sua opinião, qual a importância do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria para a pecuária nacional?

André Perrone: Nós temos uma parceria de mais de uma década com a Scot Consultoria. Esse é um evento marcado no calendário da pecuária e um momento que nos traz uma visão extremamente importante de mercado, novas tecnologias e network.

Todos os participantes que nós conversamos enxergam o evento com grande valia. A Scot Consultoria traz, com maestria, a oportunidade de acompanharmos ações práticas que são vivenciadas no dia a dia. Não enxergo um ano se iniciando sem um evento com a Scot Consultoria, onde se inicia o mercado, de fato, da nossa estação de confinamento.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja