• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Quais as previsões do clima para os próximos meses?


Quinta-feira, 26 de julho de 2018 - 16h20

Foto: Visual Hunt


Vários institutos preveem a ocorrência de El Niño para o final deste ano. Esse fenômeno climático pode ser fator determinante para os andamentos da safra 2018/2019. Para esclarecer possíveis dúvidas sobre esse e outros assuntos e comentar sobre as previsões para o próximo semestre, a Scot Consultoria convidou Marcia dos Santos Seabra, meteorologista e pesquisadora do INMET para uma entrevista.


Marcia dos Santos Seabra, é meteorologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Ciências Atmosféricas. É pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


Scot Consultoria: Sobre as previsões climáticas, o El Niño nos atingirá neste segundo semestre? Se sim, com qual a intensidade ele virá?


Marcia Seabra: Vários institutos internacionais que realizam previsões de El Niño e La Niña indicam grande probabilidade para a formação do fenômeno El Niño entre a primavera e o verão de 2018/2019, com chances em torno de 70% no trimestre novembro-dezembro/2018 e janeiro de 2019. Por enquanto as previsões indicam a ocorrência de um El Niño de intensidade fraca a moderada.


Vale ressaltar que os impactos do El Niño no Brasil também dependem de outros fatores, como, por exemplo, da temperatura da superfície do mar em do partes oceano Atlântico.


Scot Consultoria: Qual a expectativa quanto ao retorno do período chuvoso no Brasil Central? Pensando na entrada da safra 2018/2019.


Marcia Seabra: Ainda não há como prever o retorno das chuvas na região central do Brasil. Climatologicamente, as primeiras chuvas ocorrem na segunda quinzena de setembro, mas ainda de forma irregular e mal distribuídas. A partir de outubro/novembro as chuvas tendem a ser mais regulares e melhor distribuídas.


Scot Consultoria: Teremos a ocorrência de veranicos na próxima safra?


Marcia Seabra: Os veranicos ocorrem em praticamente todos os anos e provavelmente haverá na próxima safra. Contudo não há método hoje para afirmar ou prever datas para ocorrência de veranicos com uma antecedência muito grande.


Scot Consultoria: O que podemos esperar no clima para a safra 2018/2019? Será o inverso do que vimos nas 5 regiões do Brasil na safra passada?


Marcia Seabra: Durante a safra 2017/2018 estávamos com a ocorrência da La Niña e, caso haja a confirmação do fenômeno El Niño durante a safra 2018/2019 poderemos ter menos chuva nas regiões Norte e Nordeste e um aumento das chuvas na região Sul do Brasil. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste os impactos do El Niño dependem de outros fatores para determinar os volumes de chuva.


Scot Consultoria: O milho nos Estados Unidos já está pendoando e a soja florescendo, os próximos dois meses serão decisivos para produção dos grãos, do nosso principal concorrente, como será o clima norte americano nos próximos 40-60 dias?


Marcia Seabra: Como não monitoramos as condições de tempo e clima nos Estados Unidos, as informações podem ser obtidas em: http://origin.cpc.ncep.noaa.gov/


Abaixo, as previsões de temperatura e precipitação para agosto de 2018, de acordo com a NOAA:


Entrevistada:

Marcia dos Santos Seabra, meteorologista do INMET.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja