• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Você pecuarista, já sabe operar as ferramentas de proteção de preço?


Quinta-feira, 19 de julho de 2018 - 16h15

Foto: Scot Consultoria


As ferramentas de proteção de preço estão sendo cada vez mais utilizadas entre os pecuaristas, e essas são uma ótima escolha para assegurar preços de compra de insumos e venda da produção, garantindo a margem positiva para o produtor. A fim de solucionar possíveis dúvidas do pecuarista sobre mercado futuro e mercado de opções, a Scot Consultoria convidou Leandro Bovo para uma entrevista.


Leandro Bovo é médico veterinário, pós-graduado pela espm, MBA em finanças pelo insper-sp e socio diretor da Radar Investimentos.


Scot Consultoria: Leandro, afinal o que é o mercado futuro e o mercado de opções?


Leandro Bovo: De forma técnica, mercado futuro e de opções são chamados de contratos derivativos, ou seja, seu valor deriva do valor de um ativo, no caso, o Índice Esalq à vista do boi gordo no estado de São Paulo. São ferramentas de liquidação financeira que podem servir tanto para fins especulativos, ou seja apostar na alta ou na queda de preços do boi gordo, quanto para auxiliar o produtor rural e/ou pecuarista a se proteger de riscos de oscilação de preços da sua produção no momento da comercialização. 


Scot Consultoria: Quais as vantagens para o produtor que opera com essas ferramentas? E há algum risco?


Leandro Bovo: A vantagem é ter a segurança de determinar o preço da sua produção em uma data futura. Ou seja, não ficar na mercê de quem compra a sua matéria-prima ou do risco de mercado.


No mercado de opções, com o uso do seguro de preço mínimo, não há risco nenhum, é exatamente igual a um seguro de carro, você paga um determinado valor para garantir um preço mínimo para sua produção. No mercado futuro existem os ajustes diários e a necessidade de depósito de margem de garantia, então o risco é o de o pecuarista não ter liquidez suficiente para suportar as oscilações do mercado e ser forçado a liquidar sua posição em um momento adverso.


Scot Consultoria: Quais as diferenças do mercado futuro e do mercado de opção, e tem algum que seja mais indicado para o pecuarista?


Leandro Bovo: No mercado futuro você define o seu preço de venda, ou seja, independentemente da oscilação do mercado, a soma dos resultados obtidos no mercado financeiro, com o da venda dos bois no mercado físico será aquela feita no momento da “trava”. Isso funciona tanto no mercado em alta como no mercado em queda, porque uma coisa compensa a outra, ou seja, se você vendeu mercado futuro e o mercado físico caiu, você receberá ajustes na sua posição, mas venderá seu boi por um preço menor; caso você tenha vendido e o mercado subiu, você pagará ajustes na posição vendida, mas venderá seus bois no mercado físico por um preço superior, ou seja, de uma forma ou de outra somando-se os dois resultados o valor final terá sido o que você determinou quando vendeu os contratos no mercado futuro.


No mercado de opção ao comprar uma opção de venda, ou “put” no jargão do mercado, você determina apenas o preço mínimo para sua produção, ou seja é um seguro de preços, caso o mercado caia abaixo daquele valor, você receberá tudo o que estiver abaixo do valor segurado, caso o mercado suba, você poderá aproveitar a alta do mercado. Essa alternativa não implica depósito de margem de garantia e nem ajustes diários, o único desembolso ocorre no momento da compra da opção, por essas características ela é o mais indicado para a maioria dos produtores.


Scot Consultoria: Visto que ainda são poucos os pecuaristas que trabalham com essas ferramentas de proteção, no seu ponto de vista, qual o principal entrave para o produtor aderir a elas?


Leandro Bovo: A ideia que a ferramenta de proteção é para grandes pecuaristas ou algo complexo é ultrapassada. Antes da internet e do app de celular a dificuldade era o acesso, mas hoje em dia com apenas poucos cliques é possível abrir um cadastro e pelo menos acompanhar diariamente a dinâmica destes mercados. Portanto, acho que hoje o maior entrave ainda é o acesso à informação de como funciona e um certo preconceito ou medo de que é um assunto complicado ou difícil de entender. É papel de quem trabalha no mercado tentar desmistificar essas ideias erradas e massificar o acesso a essas ferramentas que são bastante simples e podem ajudar muito em momentos de estresse de mercado.


Scot Consultoria: Podemos dizer que no futuro, a tendência é que todos atuem nesses mercados?


Leandro Bovo: Em países como os Estados Unidos, o mercado futuro e de opções são ferramentas amplamente exploradas. No Brasil, a parcela de pecuarista ainda é relativamente pequena, mas diante dos últimos fatos de 2017 e da difusão deste tipo de ferramenta a procura tem crescido nos últimos 12 meses.


Scot Consultoria: Leandro, qual a sua orientação para o pecuarista que quer começar a operar nesses mercados?


Leandro Bovo: A orientação é sempre procurar um profissional que tenha experiência nestes mercados. Eu costumo dizer que mercado futuro é igual a andar de bicicleta, se alguém te explicar como funciona, você vai entender e saber a teoria, mas só vai aprender mesmo quando começar a pedalar, por isso o ideal é abrir uma conta em uma corretora (processo fácil, rápido e sem custos) e começar a operar mesmo que seja um número mínimo de contratos, para vivenciar na prática como funciona. Além disto é possível garantir uma proteção com um custo relativamente baixo, o que dá a oportunidade de o pecuarista ir conhecendo aos poucos e protegendo parcelas da sua produção. Isto até ganhar confiança para trabalhar de maneira mais estruturada.


Entrevistado:



Leandro Bovo, médico veterinário e sócio diretor da Radar Investimentos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja