• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

DBO na TV - entrevista sobre evolução do rebanho bovino e mercado do boi


Quinta-feira, 20 de outubro de 2016 - 17h45


Gustavo Aguiar, consultor de mercado pela Scot Consultoria concedeu uma entrevista ao apresentador Sidnei Maschio, do canal Terra Viva, sobre o atual cenário do mercado do boi.


Gustavo Aguiar é zootecnista pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Anderson Sobrinho - Como você avalia o crescimento do rebanho brasileiro?


Gustavo Aguiar - Segundo dados do IBGE, o rebanho bovino teve crescimento consecutivo nos últimos três anos. Os incrementos anuais foram de 0,2% em 2013, 0,3% em 2014 e 1,3% em 2015.


No fechamento do último ano, a estimativa é de que o rebanho tenha atingido 215,2 milhões de cabeças.


Desde 2010, o rebanho está relativamente estabilizado entre 210 e 215 milhões de cabeças, o que indica certa “maturidade” do rebanho bovino neste patamar.


A dificuldade de abertura de novas áreas e a competição com outras atividades agropecuárias são fatores que constantemente limitam e devem continuar a limitar a expansão da atividade pecuária.


Contudo deveremos continuar a ver flutuações do efetivo bovino, sobretudo frente ao comportamento do ciclo pecuário.


Anderson Sobrinho - E quais os motivos desse crescimento nos últimos tempos?


Gustavo Aguiar - A retenção de fêmeas nos últimos anos foi o grande vetor do crescimento do rebanho.


O estímulo propiciado pela alta no preço do bezerro e do boi gordo colaborou para o menor abate de fêmeas (com maior produção de bezerros) e consequente recomposição do rebanho.


Anderson Sobrinho - Para o futuro, já dá pra gente prever o que vai acontecer, se essa tendência vai continuar ou não?


Gustavo Aguiar - Os dados parciais de abate de 2016 já indicam que o processo de retenção de fêmeas deve prosseguir. Assim, pelo menos em curto prazo podemos esperar uma continuidade da expansão do efetivo bovino.


Este quadro só deve ser revertido após desestímulos provenientes de preços reais em queda. É preciso ficar de olho no mercado, pois não estamos longe do início deste processo, analisando durações históricas do ciclo de preços.


Anderson Sobrinho - Me fala uma coisa Gustavo, apesar da crise econômica que o brasil passa, como tem se comportado o mercado do boi, em relação a valorização da arroba?


Gustavo Aguiar - Sob o ponto de vista do produtor, o mercado tem respondido bem, mesmo diante dos problemas políticos e econômicos do país. Coincidentemente, a atividade pecuária de corte encontrou a crise econômica em uma fase de pouca oferta de boiadas, o que colaborou para a sustentação das cotações.


A própria retenção de fêmeas foi um componente que ajudou nesse momento, controlando a oferta total de bovinos disponível no mercado.


Anderson Sobrinho - Não podemos encerrar a entrevista de hoje sem falar sobre o encontro dos analistas, como estão os preparativos?


Gustavo Aguiar - É isso aí. No dia 25 de novembro, a Scot Consultoria realizará em São Paulo-SP, a 6ª edição do Encontro de Analistas. O evento marca o encerramento do ano e inicia o planejamento para 2017. 


Para o Encontro deste ano, estão confirmados grandes nomes do mercado pecuário e da economia, que se reunirão em debates ricos em informações.


A programação será dividida em dois módulos com dois blocos cada. 


Na primeira temática, macroeconomia, serão discutidas as perspectivas da economia para o ano de 2017, a crise econômica, a tendência do câmbio e projeção da inflação. O bloco “mercado do boi gordo”, abordará o ciclo pecuário, os custos de produção, tendências de preços da arroba bovina para o próximo ano, a margem da indústria, exportações, resultados e expectativas do confinamento, relação de troca e reposição.


O segundo módulo tem como objetivo discutir sobre qualidade da carne, sob as óticas de dentro e fora da “porteira”, oferecendo melhor alinhamento das informações de quem fornece a matéria e de quem lida diretamente com as vendas dos produtos.


O participante poderá escolher um dos módulos ou presenciar o evento todo.


Como destaque, lembro que as inscrições com desconto de lançamento vão até o dia 21/10, nessa próxima sexta-feira.


Para realizar sua inscrição ou obter mais informações, acesse: www.encontrodeanalistas.com.br ou entre em contato pelo telefone 17 3343 5111.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja