• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria – Tec-Fértil entrevista o pesquisador da Embrapa Cerrados, Djalma Martinhão Gomes de Souza


Quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 09h45


A necessidade de produzir mais em menos área é uma realidade para a pecuária brasileira. O mercado e a legislação ambiental conduzem para essa estratégia.


Em função desse cenário é que nos dias 25 e 26 de setembro acontecerá em Ribeirão Preto-SP o Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria - Tec-Fértil.


Para maiores informações acesse www.encontrodepastagem.com.br.


Djalma Martinhão Gomes de Souza é químico, mestre em Ciência do Solo e pesquisador da Embrapa Cerrados.


Sua palestra será sobre "Adubação fosfatada em pastagens".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Adubação de Pastagens.


 


Entrevista com Djalma Martinhão Gomes de Souza



Scot Consultoria: Sabemos que há uma grande deficiência de fósforo nos solos do cerrado brasileiro, e é nesta região onde se encontram as maiores áreas de pastagens do país. Sendo assim, quais os níveis recomendados de adubação fosfatada nesta região em sistemas intensivos ?


Djalma Martinhão Gomes de Souza: Nossas recomendações para aplicação de fertilizante fosfatado em pastagens levam em consideração o teor desse nutriente no solo, a exigência da gramínea bem como produtividade almejada na área. Portanto, a quantidade do fertilizante recomendada será bastante diferenciada dependendo do sistema a ser implantado na propriedade.


 


Scot Consultoria: O que a deficiência de fósforo implica às gramíneas?


Djalma Martinhão Gomes de Souza: Os solos de cerrados em condições naturais apresentam uma disponibilidade de fósforo muito baixa. Quando são implantadas pastagens sem aplicação de fertilizantes fosfatados, as produtividades dessas gramíneas são muito baixas, e com isso o desempenho da pecuária é bastante sofrível. Portanto, para que ocorra uma melhora no desempenho da pecuária, é necessário que se utilizem recomendações adequadas de fertilizantes fosfatados.


 


Scot Consultoria: Quais os principais sintomas visuais de deficiência de fósforo nas pastagens?


Djalma Martinhão Gomes de Souza: O principal sintoma é o pouco desenvolvimento das pastagens, baixa capacidade de rebrota, baixa capacidade de suporte.


 


Scot Consultoria: Quais os principais cuidados que o pecuarista deve ter na adubação fosfatada das suas pastagens?


Djalma Martinhão Gomes de Souza: Escolha da fonte, dose, modo de aplicação de forma correta, além da correção da acidez e demais nutrientes deficientes no solo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja