• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fernando Lopa - ABHB


Segunda-feira, 1 de outubro de 2012 - 15h58

Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).


Scot Consultoria: No Brasil a criação de gado zebuíno, em especial o Nelore, se destaca, entre outros fatores, pela rusticidade apresentada por esses animais. Sendo assim, quais as principais vantagens apresentadas pelas raças Hereford e Braford?


Fernando Lopa: O Hereford é usado mundialmente para melhoria da qualidade e incremento da produção de carne, sendo parte de diversos compostos bovinos para esse fim. É um animal muito dócil que, comprovadamente, consome menos para produzir o equivalente a outras raças europeias e seus compostos, sendo, portanto, o mais lucrativo para produzir carne.


O touro ou matriz Braford é fruto do acasalamento, controlado pela ABHB, entre o Hereford e zebuínos (no grau de sangue 5/8 H e 3/8 Z), que tem como principais características herdadas do Hereford a qualidade de carne e a docilidade e, dos zebuínos, a rusticidade e rendimento de carcaça. Isso torna este sintético a melhor opção para produção de carne de qualidade em ambientes mais difíceis para produção de bovinos a pasto.


 


Scot Consultoria: Existe uma certificação com a marca Hereford e Braford para a promoção e comercialização da carne, tal qual acontece com a carne da raça Angus?


Fernando Lopa: Sim. O programa Carne Certificada Pampa® é o programa de qualidade mais antigo em funcionamento no Brasil, com seus abates experimentais iniciados em 1999, tendo sido lançado, em conjunto com o Grupo Zaffari, em 2000.


Em 2011, foram abatidos cerca de 40 mil animais certificados pelo programa. No Rio Grande do Sul, este foi o programa que mais certificou animais até 4 dentes.


Até julho de 2012 o programa apresentou um crescimento de 78% em relação ao mesmo período de 2011.  Até o final do ano expandiremos os benefícios do programa para os criadores de diversas regiões do centro-sul do país, tanto para animais de abate quanto para animais de recria.


A carne avaliada recebe o selo de certificação que acompanha as diversas marcas como Seara Hereford, Braford Carrefour, Best Beef Hereford e Hereford Zaffari sendo comercializada principalmente em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.


 


Scot Consultoria: Quais as principais dificuldades que os pecuaristas enfrentam na produção das raças Hereford e Braford?


Fernando Lopa: Não há dificuldades. O que percebemos como entidade é que há muito desconhecimento, tanto de técnicos quanto dos funcionários de campo, sobre as raças e o manejo das mesmas.


 


Scot Consultoria: Há alguma técnica empregada na pecuária tradicional que deva ser evitada quando da criação destas raças no Brasil?


Fernando Lopa: Não. O produtor deve é usar a raça que melhor convier para o seu sistema de produção e seus objetivos, buscando sempre a orientação da ABHB. Hoje temos Hereford em regiões do Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. E o Braford se expande rapidamente por todo o Brasil, Argentina e Paraguai.


 


Scot Consultoria: Como é a remuneração do produtor de Hereford e Braford, no momento da venda do animal para o frigorífico, em relação às demais raças? Há alguma restrição ou benefício para a comercialização dos animais destas raças?


Fernando Lopa: No Rio Grande do Sul, foi adotado o índice ESALQ Max ou o preço base do frigorífico mais percentual de remuneração por qualidade (que varia de 3% a 10% para machos e de 3 a 14% para fêmeas), sempre o que for maior entre os dois valores.


Os índices de premiação de qualidade variam em função do acabamento, peso e idade, sendo que é garantida ao produtor uma remuneração mínima, sempre acima da média do mercado através do indicador ESALQ/CEPEA.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja