• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Baixo volume de chuvas no Brasil Central e no Paraná


Quinta-feira, 20 de maio de 2021 - 14h50

No acumulado de maio (até o dia 19), as chuvas ocorreram em volumes maiores nas regiões Norte e Nordeste do país (150-250mm), além de algumas áreas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e litoral da região Sudeste (100-150mm). 


Destacamos que, mesmo na região Norte do Brasil, as precipitações foram heterogêneas, com os volumes ficando entre 50-100 milímetros em boa parte do Acre e Rondônia, bem abaixo das chuvas registradas, por exemplo, no Amazonas e Pará no mesmo período. 


No Sul, a preocupação maior é com o Paraná, onde choveu entre 50 e 100 milímetros no acumulado de maio, o que representa déficit de 50 a 100 milímetros frente à média histórica (normal climatológica) para o mês em questão.


Já no Brasil Central, os volumes não ultrapassaram os 25-50 milímetros, sendo que em alguns municípios ainda não choveu neste mês, marcando o início do período seco do ano. Veja a figura 1.



Para o final de maio, estão previstas chuvas fortes no extremo Norte do país, com volumes variando de 60 a 125 milímetros no acumulado dos dias 20 a 28/5.


A expectativa é de que chova também em algumas áreas no Sudeste, Centro-Oeste, além do Paraná e demais estados do Sul. No entanto, os volumes deverão ficar entre 30 e 50 milímetros no mesmo período e as chuvas deverão ocorrer de forma mais heterogênea nesses estados.


Se confirmadas, essas chuvas deverão favorecer às lavouras de segunda safra (safra de inverno), em particular no Paraná, que tem sofrido bastante com a estiagem (figura 2).




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja