• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Choveu em uma quinzena mais que o previsto para todo o mês de fevereiro


Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020 - 14h40

Em fevereiro (até o dia 12), as precipitações ficaram acima da média em grande parte da região Sudeste e Centro-Oeste, além do Oeste da Bahia e outros estados da região Nordeste.


Em algumas áreas no Brasil Central e Centro Sul, os grandes volumes diários e a persistência das chuvas têm encharcado os solos e a elevada umidade prejudica a entrada das máquinas e, consequentemente, o avanço da colheita da safra de verão e a semeadura da segunda safra ou safra de inverno.


Na figura 2, apresentamos o volume acumulado de chuvas em fevereiro. 


Observe que em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás choveu até 300-350 milímetros até o dia 12, ou seja, choveu em menos de uma quinzena mais que o volume previsto para todo o mês. 


Para o curto prazo, a previsão é de que as chuvas continuem no Brasil Central, se estendendo para a região Norte e Nordeste do país. No Sudeste, os maiores volumes estão previstos para o Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do Leste de Minas Gerais. 


Nessas regiões poderá chover até 100-150 milímetros entre os dias 13 e 21 de fevereiro. Veja a figura 3. 


Em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul deverá continuar chovendo nos próximos dias, mas os volumes deverão ser menores em relação às semanas anteriores, com volumes entre 50 e 100 milímetros até o dia 21. 


A expectativa é de chuvas também no Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com a estiagem desde o início desse ano.





Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja