• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas restritas ao Sul e Norte do país na primeira quinzena de junho


Quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 14h40

Em maio último, as chuvas ocorreram em maiores volumes nas regiões Sul e Norte do país. No Rio Grande do Sul e no Paraná choveu até 150-200 milímetros no acumulado do mês.


No sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, os volumes chegaram a 100-150 milímetros no último mês.


Já em outras regiões que também sofriam com a estiagem, como São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro choveu, mas em volumes menores, entre 25 e 50 milímetros.


Em junho, as precipitações ficaram restritas aos estados do Sul e Norte do país, além de boa parte da faixa litorânea. Os volumes chegaram 50 milímetros no acumulado do mês (até o dia 6/6).


Também choveu no oeste de Mato Grosso do Sul, além do sul de São Paulo e sul de Minas, com volumes próximos de 25 milímetros no mês.


Na figura 2, está o mapa de dias sem chuvas no país, tendo como referência o dia 6 de junho. No Brasil Central, em algumas regiões (em vermelho no mapa) não chove há mais de trinta dias.


Para o restante da primeira quinzena de junho, a previsão é de chuvas de até 100 milímetros em algumas áreas no Sul e Norte do país.


Deverá chover também em parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, porém, os volumes não deverão ultrapassar os 40-50 milímetros entre os dias 7 e 15 de junho (figura 3).




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja