• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas prejudicando a colheita da safra de verão 2017/2018


Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018 - 14h50

Em janeiro, até a quarta semana, as chuvas ocorreram em maiores volumes no Brasil Central e região Sudeste do país, além do Paraná e parte de Santa Catarina.


Inclusive em algumas áreas, o excesso de chuvas tem dificultado a entrada das máquinas e atrasado a colheita da safra de verão (2017/2018).


No Paraná, por exemplo, choveu até 300-350 milímetros na região Oeste do estado no acumulado até o dia 23 de janeiro prejudicando o início dos trabalhos no campo.


No Rio Grande do Sul a situação foi diferente. As precipitações ficaram entre 50 e 100 milímetros neste mesmo período, trazendo preocupações para as lavouras, em função da estiagem e estresse hídrico às plantas.


As chuvas voltaram agora a partir do dia 20, quando a passagem de uma frente fria provocou chuva em algumas regiões do estado, o que elevou os níveis de umidade do solo, mas a atenção continua.


Para os dias 24 a 31 de janeiro a previsão é de chuvas em praticamente todo o país, com exceção da região litorânea do Nordeste. Veja a figura 2.


Apesar de positiva a notícia para o Rio Grande do Sul, este cenário deverá manter a atenção do mercado, principalmente no Centro-Oeste e no Paraná onde em alguns locais as chuvas não dão trégua há pelo menos 20 dias e os trabalhos no campo estão atrasados, sem falar nas possíveis perdas pelo excesso de umidade e questões sanitárias.





Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja