• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas em abril deverão beneficiar a segunda safra de milho


Segunda-feira, 17 de abril de 2017 - 14h50

Em Minas Gerais, no acumulado até o dia 11, as precipitações não ultrapassaram os 25 milímetros em boa parte do estado. Destacamos a faixa em branco na figura 1 (região Central e Norte de Minas) sem chuvas no período.


No Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, o cenário foi um pouco melhor. Choveu até 50 milímetros em algumas áreas.


No Brasil Central, as chuvas ocorreram em maior volume na parte oeste de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul, beneficiando as culturas de segunda safra ou safra de inverno. Os volumes ficaram entre 50 e 100 milímetros.


Já em boa parte de Goiás e no extremo Leste de Mato Grosso as precipitações somaram no máximo 25 milímetros no acumulado de abril.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de chuvas no país em abril (até o dia 11).


Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além do norte do Tocantins, registraram volumes abaixo da média histórica, com déficits variando de 25 a 50 milímetros.


Por outro lado, na região Sul, no sul de Mato Grosso, em partes de São Paulo e na Bahia (região central e sul do estado) as chuvas foram até 50 milímetros acima da normal climatológica. Veja a figura 2.


Para meados de abril (entre os dias 12 e 20), estão previstas chuvas na região Norte do país, com volumes de até 150 milímetros no acumulado do período em algumas áreas.


As chuvas deverão continuar também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e partes da região Sudeste do país. Os volumes previstos estão entre 25 e 60 milímetros, conforme a região. Veja a figura 3.


 


Estas precipitações deverão beneficiar o desenvolvimento das lavouras de milho de segunda safra.


Por fim, as precipitações deverão diminuir na região Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 


.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja