• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas chegaram a 350 milímetros no acumulado de novembro


Quinta-feira, 1 de dezembro de 2016 - 14h50

No Brasil Central as chuvas variaram de 100 a 250 milímetros no acumulado de novembro.


Os maiores volumes foram registrados em Mato Grosso e Goiás e foram importantes para o desenvolvimento das lavouras de grãos (safra 2016/2017), já que em algumas áreas as chuvas foram irregulares em outubro e começo de novembro.


No Sudeste do país, os volumes chegaram a 300-350 milímetros, com destaque para o leste de Minas Gerais, além de Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em uma situação oposta, destacamos o litoral Norte e Nordeste do Brasil, com volumes de chuvas abaixo de 20 milímetros em novembro (figura 1).


Em boa parte do Brasil Central e regiões Norte e Nordeste as precipitações foram até 50 milímetros abaixo da normal climatológica para o período.


Já no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sul da Bahia, os volumes foram até 100 milímetros maiores que a média histórica.


A previsão é de chuvas no Brasil Central e regiões Sudeste e Sul nas primeiras semanas de dezembro. Os volumes previstos variam de 50 a 100 milímetros no acumulado do dia 1 ao dia 9 deste mês.


No extremo sul e extremo norte do país, os volumes devem ficar abaixo de 20 milímetros neste período. Veja a figura 3.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja