• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas no Norte e Sul do país


Terça-feira, 14 de abril de 2015 - 17h15

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 22/05, as previsões apontam maiores volume de chuvas ao norte do país e em algumas regiões do Centro-Oeste, oeste baiano e da região sul.


No Pará, a previsão é de precipitações superiores a 50mm, podendo passar dos 100mm em algumas regiões.


Com isso, produtores e frigoríficos podem ter problemas com o embarque e transporte de animais, a exemplo do que já tem ocorrido nas semanas anteriores em certas áreas do estado.


À leste do estado do Mato Grosso, deve chover mais que 50mm, favorecendo o desenvolvimento da segunda safra de milho. De acordo com o IMEA, a colheita de soja no estado estava praticamente finalizada, com 98,6% da área em 10/04.


As áreas de pastagens nestas regiões também devem ser beneficiadas pelas chuvas.


Espera-se que até o dia 22/05, o acumulado de chuvas na região oeste da Bahia deva passar dos 50mm. Isso pode prejudicar a colheita de grãos e sementes de capim, colhidas por varredura.


Já na região Sul, norte e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, está previsto volume de chuvas superior à 70mm.


No Paraná, isso deve favorecer a safrinha de milho.


Já no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode atrapalhar a colheita das áreas remanescentes de soja. No oeste do estado, a colheita do arroz também pode ser prejudicada. 



 


Nos demais estados do país, o volume de chuvas deve ficar dentro do esperado para o período.


Atenção à semana do dia 22 a 30/04. Segundo o INMET, em algumas regiões do Amazonas, Pará e Roraima as precipitações acumuladas pode chegar à 200mm.


Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, há grandes regiões que ficarão sem chuvas, o que pode afetar áreas de pastagem e culturas de segunda safra.


Colaborou Paulo Verdi, graduado em engenharia agronômica e em treinamento pela Scot Consultoria.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja