• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Relação de troca arroba do boi gordo x milho


Quarta-feira, 29 de julho de 2020 - 16h00

 


Cenário vigente

A relação de troca com o milho melhorou em julho.


O cenário no mercado do boi gordo é de preços firmes, por causa da oferta limitada de boiadas e do bom desempenho da exportação de carne.


A cotação do milho caiu no mercado interno na segunda quinzena de julho, acompanhando o dólar e o avanço da colheita da segunda safra.


Com a queda da cotação e a firmeza da cotação da arroba do boi gordo, o poder de compra do pecuarista frente ao insumo melhorou.


Figura 1. Relação de troca: sacas de milho por arroba de boi gordo em São Paulo. 



Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Segundo levantamento da Scot Consultoria, considerando a praça de São Paulo, é possível comprar 4,46 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.


Na comparação mês a mês, a cotação da arroba do boi gordo subiu 6,7% frente a alta de 0,3% do milho, o que melhorou a relação de troca em 6,4% em julho, frente a junho.


Nos últimos doze meses, a relação de troca melhorou 7,7%, resultando na melhor troca do período.


Considerando o contrato futuro de milho na B3 com vencimento em setembro, a saca de 60kg ficou cotada em R$48,00 em Campinas-SP.


Já o mercado futuro para o boi gordo, a referência para setembro na B3 está em R$220,80/@.  


Nesse cenário de preços futuros, será possível comprar 4,55 sacas de milho com uma arroba de boi gordo, melhorando a relação de troca para o pecuarista em 2,4% comparado às cotações vigentes.


Considerações Finais

Para o curto prazo, com relação à cotação, o viés é de baixa em função da colheita de segunda safra. O comportamento do câmbio também tem influenciado esse quadro.


Com relação à cotação do boi gordo, o efeito da entressafra tem dado firmeza ao mercado e à exportação também. O contraponto é o consumo interno, afetado pela crise causada pelo covid-19.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja