• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Gestor - “144 Minutos”: Ferramenta de gestão para executivos do agro


Terça-feira, 12 de setembro de 2017 - 09h50


Você parou para avaliar sua capacidade de gerenciar seu negócio?


Eu tinha 29 anos quando fui contratado por um grupo estrangeiro para administrar suas fazendas no Brasil e estruturar projetos agropecuários em dois países na África. Foi uma experiência incrível, com aventuras e aprendizado que vou levar para o resto da minha vida.


Nessa época, eu me considerava um bom técnico no ambiente da produção animal, pois possuía experiência com consultoria em fazendas e havia finalizado meu mestrado em nutrição animal e pastagens. Estava confiante que desempenharia bem meu papel, apesar de estar ciente de que não seria fácil cuidar dos 42 mil hectares de terras no Brasil (entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo), e ainda desbravar um continente diferente. 


De todo modo, 30 dias após iniciar o trabalho, recebi a visita de um executivo português, que era o gestor do grupo na matriz em Lisboa e a quem eu deveria reportar sobre o negócio no Brasil. Fomos visitar uma das fazendas, mas logo percebi que ele não estava interessado no sistema de produção, na fertilidade do solo, raça dos animais, e nem no meu conhecimento técnico. O que ele queria saber era sobre os procedimentos administrativos, o programa de gestão da equipe, orçamento, projeção de faturamento, fluxo de caixa e lucros. O fato é que eu não tinha isso preparado e nem imaginava este tipo de cobrança. Achei que havia sido contratado em razão do meu conhecimento de projetos e técnicas de intensificação para um negócio rural. Eu estava errado...


Percebi que eu havia sido contratado para ser um Executivo de fazendas, e não apenas um gestor técnico e operacional. Este desafio demandaria de mim conceitos além da produção animal. Estava diante de uma oportunidade de elevar meu nível profissional e transformar-me em um executivo de empresa multinacional e não poderia desperdiçar essa chance. 


Na ocasião, passei, então, a estudar assuntos poucos confortáveis para alguém que tinha paixão pelo cheiro de mato e calçava botinas. 


A cada dia, passei a dedicar parte do meu tempo para entender assuntos, como gerenciamento de pessoas, finanças, legislação ambiental, tributos, economia, investimentos, vendas, sistemas de informação, tecnologia e sustentabilidade. 


No início, confesso, foi difícil, mas me inspirei em algumas leituras que diziam que os hábitos de pessoas de sucesso envolviam acordar cedo, fazer exercícios, e buscar conhecimentos em assuntos onde tinham dificuldade.


Começava ali um conceito que levo para a vida, e que transformei em ferramenta de trabalho dentro de nossos programas na Tratto.  Assim, batizamos de “144 minutos” a ação de diariamente evoluir no desenvolvimento profissional através do conhecimento fora da zona de conforto, com foco em assuntos relacionados à gestão.


Esta técnica envolve você separar 10% do tempo de seu dia, ou seja, 144 minutos, e, nesse período, evoluir em assuntos que lhe são desconfortáveis, mas lhe gerarão valor e ajudarão a ser um profissional capacitado.  Só assim você sai da situação mediana, normal, passa a ter destaque e fazer “a diferença” no seu negócio, e neste momento verá que consegue enfrentar e vencer barreiras que considerava impossíveis.


Pessoas do ambiente agro, como a gente, por natureza, gostam de estar no campo, estudar coisas relacionadas à produção animal ou produção vegetal. Porém, se você definiu ocupar o seu tempo apenas com o ambiente da produção, prepare-se para ser, no máximo, um pertito técnico. Nada contra... E, se é esta a sua expectativa para ser feliz e realizado... Ok! Tudo certo!


Por outro lado, se a sua família possui uma propriedade rural e você é ou pretende ser o gestor do negócio e zelar pelo patrimônio familiar, haverá necessidade de entender estes assuntos “diferentes”. As fazendas do futuro (e o futuro 


é amanhã) demandam gestores com conhecimentos sólidos sobre estratégia, finanças, gestão de pessoas, liderança, aspectos legais e tecnologia de ponta, ou seja, assuntos desconfortáveis para um gestor de propriedade rural. 


Caso não esteja atento a estes temas, estará deixando dinheiro na mesa. Isso, devido aos fatores não controláveis que incidirão sobre a propriedade em alguma ocasião, e, nesse momento, a falta de conhecimento nesses assuntos te custarão capital, além da possibilidade de colocar seu negócio em risco. Por exemplo, você pode estar pagando mais tributos do que deveria; ter problemas em manter bons funcionários por não possuir um programa de gestão de equipe eficiente; passar apuros no fluxo de caixa por não entender sobre ferramentas financeiras ou ainda ter problemas no momento da transição de gerações no negócio pela falta de um programa de sucessão planejado e aplicável.


Todos esses efeitos podem ser controlados se estudados e compreendidos no tempo reservado de seu dia. Esse hábito, com o tempo, certamente lhe trará habilidades que não possui e que originarão ganhos ao empreendimento.


Para aplicar o princípio dos “144 minutos” na sua rotina, seguem três assuntos essenciais que devem fazer parte do programa de gestão da sua propriedade rural:


1- Estude para criar um modelo de gestão que envolva regras e controles. 


Estamos falando do conceito de Governança! Um tema pouco difundido no ambiente de fazendas, mas imprescindível para qualquer ambiente empresarial (e uma fazenda é uma empresa familiar, mesmo que informal, com ativos valiosos e fluxo de caixa relevante);


2- Estude finanças e adapte seus conceitos à realidade de sua fazenda.


Estruture um modelo financeiro que seja de fácil compreensão a todos os sócios e herdeiros, incluindo aqueles que não estão no dia a dia da fazenda. A maior parte dos projetos rurais têm dificuldade em apurar resultado financeiro, e geralmente são relatadas metas que não expressam de forma clara se existe lucro ou prejuízo (ex: número de animais abatidos ao ano ou quantidade de sacas colhidas por hectare);


3- Busque informação e aprenda técnicas para formar equipes engajadas e vencedoras.


Uma vez que consiga estruturar um modelo de sucesso para a gestão de pessoas, é possível que os resultados sejam alcançados com maior frequência e suas preocupações com a alta rotatividade de funcionários diminuirá.


Portanto, coloque isso em pauta!


E, se porventura, os gargalos no seu negócio sejam relacionados a outros temas, busque informação para estes pontos ao exercitar o programa “144 minutos”. Frequentemente, costumam existir um ou dois assuntos que limitam o negócio de maneira significativa. Identifique-os, domine-os e, uma vez corrigidos os pontos, você notará que o conhecimento adquirido fez diferença no resultado final. 


Garanto que se colocar em prática este conceito, são grandes as chances de você dar um salto exponencial na sua capacidade de administrar o seu negócio, e com isso manter o legado familiar seguro.


E se assuntos relacionados à gestão em propriedades rurais te interessam, conheça o conceito do programa “Fazendas Feitas para Vencer”, que já segue para a terceira edição. 


Um treinamento exclusivo para quem busca evolução constante na gestão de propriedades rurais. Clique na conexão e saiba sobre o modelo que vai transformar sua fazenda, e prepará-la para o futuro!


Link: http://ffv.trattoconsultoria.com/ffv2scot


Um abraço,


Daniel Pagotto.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja