• Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Scot Consultoria

Carta Gestor - Fazendas e futebol


Quarta-feira, 9 de agosto de 2017 - 18h00
-A +A

Se você acompanha futebol, acredito que sempre palpite na escalação do seu time ou da seleção brasileira, correto? Não devem faltar opiniões e prognósticos, não é mesmo? Até sobre a transferência do Neymar ao PSG você deve ter discutido com alguém, ou ao menos acompanhou pelas mídias.


Mas..., e no seu negócio, na sua fazenda...


Você está preparado para enfrentar o que virá? Tem uma estratégia ou esquema tático para se proteger e também para fazer gols?


Compartilharei contigo o fato que me inspirou a escrever esse artigo.


No último mês, nossa empresa foi procurada por dois irmãos, produtores rurais, e a conversa teve início com o tema futebol, pois um deles havia tido bastante contato com o time da cidade onde passei minha infância (no Mato Grosso) e no qual fui mascote por alguns anos. Comentei que meu pai, um apaixonado por futebol, era o médico daquela equipe e que eu não perdia um jogo.


Como não poderia deixar de ser, o assunto seguiu para a nova seleção brasileira, e muito discutimos o progresso do time com a chegada do técnico Tite: transformou nossa seleção em um time praticamente imbatível, com oito vitórias seguidas, apenas dois gols tomados, a classificação para a copa de 2018 e a crença de que poderemos levar o Hexa.


Em certo momento, com o papo já fluindo para o ambiente de fazendas, questionei como seria o “esquema tático” do negócio rural da família, para assim entender a melhor forma de apoiar aquele projeto.  


Com a mesma empolgação presente na conversa sobre futebol, contaram-me detalhes sobre o melhoramento genético (que vinha de décadas), a nutrição animal, e da tecnologia de controle de rebanho através de softwares. Mencionaram também a implantação de um sistema de integração lavoura-pecuária que vinha revolucionando a região na qual atuavam, com incrementos em fertilidade do solo, que gerava produtividades nunca imaginadas. Realmente era um projeto interessante e pudemos validar que aquele negócio possuía um ataque e tanto, preparado para fazer muitos gols!


Em seguida, então, perguntei sobre a defesa e o meio-campo... se, assim como no ataque, também possuíam qualidade naqueles setores. 


Neste momento os irmãos se entreolharam, e após alguns segundos, disseram-me que era este o motivo do encontro comigo. Reportaram, com certa amargura, sobre o momento que viviam após o falecimento do pai, no início de 2016.


A família passava por um problema sério e inédito, envolvendo uma discussão judicial, com os dois irmãos em um dos lados e a irmã e o cunhado do lado oposto. O desentendimento trouxe impactos severos ao negócio e, principalmente, às pessoas envolvidas. Mencionaram que a falta de conversas prévias e de planejamento em família acabou por gerar desacordos em relação à herança, e isso vinha impactando de modo vital no legado construído. 


A estabilidade financeira, até então presente, havia se deteriorado com os custos dos impostos e inventário, além da dificuldade na renovação das boas linhas de crédito. Também a equipe de colaboradores já não era a mesma, e diante das incertezas, vinha desestimulada e fragmentando-se. Em suma, não foi difícil concluir que, comparando com o futebol, aquele time, ao contrário da seleção do técnico Tite, estava a tomar um gol atrás do outro desde o falecimento do patriarca. Eram falhas na zaga e meio campo comprometendo o desempenho do time, e, por esse motivo, o desafio de virar o jogo e vencer o campeonato passou a ser difícil, senão, impossível.


Cabe aqui um alerta: o perfil de gestão do negócio destes irmãos é similar à maioria das famílias que atuam no agronegócio!


Este cenário pode ser confirmado por um estudo da Tratto Consultoria tendo por base o universo de mil produtores rurais. O resultado preliminar, nos permite inferir a ausência de planejamento e de regras de gestão em 75,0% dos casos.


O mesmo estudo retrata que não existe plano de capacitação para sócios e herdeiros em 81,0% deles, e que em apenas 35,0% das situações existe entendimento de segurança patrimonial diante de surgimento de um fator não controlável no negócio (falecimento do patriarca, crise econômica, clima, etc.).



E você...Já imaginou que poderá vivenciar a mesma situação no seu negócio familiar? Parou para pensar como sua paixão pela fazenda pode transformar-se em um pesadelo, caso não se preocupe com temas vitais para a continuidade do legado construído?


Os irmãos citados, sempre desfrutaram uma vida feliz, apoiando o pai na transformação de uma fazenda bruta em um projeto de elevado desempenho técnico e significativa eficiência, entretanto vivem hoje um sofrimento e angústia que não merecem e sequer imaginaram passar em algum dia.


Para evitar circunstâncias como estas, temos convicção da necessidade de conhecimento profundo de mecanismos de gestão que proporcionam o planejamento, controles e continuidade do seu negócio rural. Estas ferramentas são primordiais para que o patrimônio persista por gerações e traga sucesso e satisfação ao grupo familiar, pois o negócio deve prosperar e a família deve estar feliz e em harmonia!


A partir desta premissa, elencamos um modelo de “time” que seguramente trará alegrias e que deverá ganhar campeonatos mesmo em tempos difíceis:


Camisa 1 – Interação Familiar e Sucessão: seu gol estará vazio se estes assuntos não fizerem parte da pauta das conversas da família;


Camisa 2 – Governança: a criação de regras e controles é importante para um grupo que quer seguir firme e consolidado por gerações;


Camisa 3 – Ambiente Jurídico: é essencial um acompanhamento dos aspectos legais relativos a qualquer ramo de negócio, inclusive no meio rural;


Camisa 4 – Finanças:  é essencial planejar, orçar e trabalhar a retaguarda, para ter controle e programas para minimizar riscos financeiros;


Camisa 5 – Gestão da Equipe: formar e manter colaboradores engajados é fundamental para atingir objetivos;


Camisa 6 – Estratégia: se você não sabe exatamente onde quer chegar, não saberá o caminho a seguir e nem quem poderá te apoiar durante o percurso;


Camisa 7 – Assistência Técnica: o suporte de especialistas, faz a diferença no resultado;


Camisa 8 – Nutrição: seja nutrição animal ou de plantas, não existe resultado expressivo sem recomendações específicas e complexas;


Camisa 9 - Genética: essencial para quem busca desempenho;


Camisa 10 – Estrutura e Fertilidade do Solo: cuidar do ambiente onde as raízes vão buscar nutrientes é a chave para um sistema de produção de sucesso;


Camisa 11 – Sistemas de Informação e Rede de Relacionamentos (Networking): a tecnologia chegou ao campo, e deve estar no ataque do time titular.



Reflita agora, sua fazenda, o seu negócio rural, se enquadra ou pode atuar com esta estrutura? Para quais posições você deve contratar pessoas?


Ah...e o Tite?


Como qualquer brasileiro que acompanha futebol, noto que a maioria dos times coordenados pelo Tite são equipes que tomam poucos gols, e que depois de certo tempo, passam a fazer muitos gols. Você parou para pensar por que isso ocorre?


A justificativa está no time estar preparado para defender-se sob qualquer situação, e assim, não tomar gols e consequentemente, não perder jogos. Com o tempo, o entrosamento, e com a defesa sempre alerta, o ataque também passa a fazer gols e o time torna-se imbatível. 


O mesmo ocorre, ou, pelo menos, deve acontecer no meio rural: você deve ter uma boa defesa escalada. Planeje para reduzir os impactos que podem te atingir quando incidirem os fatores não controláveis. 


Então, se em sua fazenda, tem um ataque forte, com o foco na quantidade e peso de bezerros desmamados, quantidade de sacas de soja colhidas/ha, fertilidade de solo...a recomendação que fica é: organize também a defesa, pois é certo que você precisará dela!


Se quiser ter uma ideia de como é a “fotografia” da gestão do seu negócio agro hoje, compartilhamos uma ferramenta, um indicador, que batizamos de Índice Tratto de Governança 


Confira Aqui


O índice foi construído a partir da intensa interação com famílias que atuam no agronegócio, com o objetivo de apoiar os projetos e os negócios de cada um.


Você responde em cinco minutos alguns testes e recebe no seu endereço eletrônico, gratuitamente, um relatório com ponderações sobre o seu negócio. 


Estruturamos a interação de forma prática, de modo a balizar cada projeto familiar na busca do aprimoramento da gestão, proteção do patrimônio e consolidação do legado construído. 


Você pode acessar a ferramenta clicando aqui


Um abraço,


Daniel Pagotto.


http://scotconsultoria.com.br/bancoImagensUP/170809_Imagem_Carta_Gestor_nm.jpg

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss

Newsletter diárias

Receba nossos relatórios diários e gratuitos

TV Scot

Rádio Scot



Loja

Facebook



  • Copyright 2017, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 – Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111

Receba nossos relatórios diários e gratuitos