• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Conjuntura: O abate de matrizes, a oferta de bezerros e a de boi gordo


Quarta-feira, 30 de novembro de 2016 - 18h30


O ABATE DE MATRIZES, A OFERTA DE BEZERROS E A DE BOI GORDO
...................................................................................................................................


O primeiro parâmetro que precisamos analisar para entender o ciclo pecuário é o abate ou retenção de matrizes. Esses movimentos geram choques distintos na cadeia pecuária.


Em tempos de queda de preço da arroba do boi gordo, para gerar receita o pecuarista abate fêmeas. 


A queda da cotação do bezerro reforça este cenário, pois fica desinteressante a manutenção de matrizes.


Com o tempo, o abate de fêmeas faz com que a oferta de bezerros e consequentemente de boiadas terminadas, caia.


Com a menor oferta de bovinos o preço reage.


Com as altas nos preços, fica interessante a produção de bovinos para reposição e para tanto a retenção de matrizes acontece. Essa queda da oferta de fêmeas para o abate é que faz com que os preços subam.


Dessa forma, em fase de baixa nos preços a participação das fêmeas na composição do abate é maior. Já na fase de alta, a participação é menor. Veja a figura 1. 



E ONDE ESTAMOS?
...................................................................................................................................


A partir de 2014, observou-se um menor número de fêmeas nos abates. Veja a figura 2.



Os resultados da retenção aparecem após algum tempo. A partir de 2016 a oferta de bezerros aparentemente aumentou. Entretanto, esse volume deverá ser mais significativo a partir de 2017, já que a participação de fêmeas no abate caiu 2,9 pontos percentuais em 2015.


De janeiro de 2013 a dezembro de 2015 a cotação do bezerro desmamado com seis arroba subiu 85,7%, em valores nominais. Já de janeiro a novembro de 2016 caiu 8,1%, considerando a média de todos os estados pesquisados pela Scot Consultoria. Considere a possibilidade dessa queda de preço ter sido motivada pela falta de compradores em função da falta de pastagens e, nesse caso, a oferta de bezerros não aumentou.


Para o mercado do boi gordo, o cenário foi de baixa oferta, mas com a demanda estável a alta foi modesta, de 1,5% entre janeiro e novembro de 2016. No período a inflação foi de 5,8%, ou seja, houve perda real de valor.


Com oferta limitada, os preços poderiam ter subido se não fosse o quadro de recessão econômica, principalmente no segundo semestre. Veja figura 3.



O próximo ano será de transição e nesse caso os preços deverão se comportar conservadoramente, com as cotações oscilando abaixo da inflação.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja