• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Mais de um boi por eleitor


Terça-feira, 11 de outubro de 2016 - 08h30


Em 2015 o Brasil contava com 215,2 milhões de bovinos, segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


E, segundo dados do IBGE, a população brasileira está em 216,5 milhões. Ou seja, temos um bovino para cada pessoa no Brasil. A título de curiosidade, já que estamos em período eleitoral, temos 1,5 bovino para cada eleitor.


Deixando a população votante de lado e focando nos bovinos, tivemos um acréscimo de 1,3% no rebanho em 2015. A retenção de fêmeas observada nos últimos anos, estimulada por resultados interessantes da cria, colaborou com esse movimento.


Vamos aos números


Mato Grosso detém o maior rebanho, com 13,6% do efetivo nacional ou 29,4 milhões de cabeças, seguido por Minas Gerais, com 23,8 milhões, o que equivale a 11,0% do total nacional.


O rebanho nos dois estados aumentou em 2015 e nos últimos cinco anos, como pode ser observado na tabela 1. 



Entre 2010 e 2015, dentre os cinco maiores rebanhos, somente em Mato Grosso do Sul o rebanho diminuiu. No estado, além do avanço da agricultura, fato compartilhado com outras regiões, a silvicultura tem tomado espaço de áreas com pastagens.


Isto tem ocorrido na região central e leste, com destaque para municípios com grandes rebanhos, como Ribas do Rio Pardo e Água Clara. O primeiro, por exemplo, possui o terceiro maior rebanho brasileiro, atrás apenas de São Félix do Xingú-PA e Corumbá-MS.


Além destes três, Cáceres-MT e Marabá-PA completam a lista dos cinco maiores efetivos do Brasil e o seleto grupo com rebanhos maiores que um milhão de bovinos.


Considerações finais


As oscilações de rebanho estão intimamente relacionadas ao volume de fêmeas que é retido ou vai para o gancho.


Por outro lado, as particularidades municipais ou estaduais também são fundamentais. Em áreas de terras mais valorizadas, a pecuária, em geral não remunera o capital imobilizado como outras atividades. Isto acaba gerando migração de atividade pelo produtor, arrendamento da área ou mesmo venda da propriedade.


A pecuária, em média, tem rentabilidades menos interessantes que outras atividades rurais, como agricultura, por exemplo. No entanto, a possui uma amplitude de nível tecnológico muito maior que a agricultura, podendo, portanto ser melhorada.


Em outras palavras, quem trabalha com agricultura, normalmente o faz com um mínimo de uso de tecnologia, fato nem sempre comum na pecuária. Pecuárias bem-feitas competem com a agricultura em retorno.


Para os próximos anos, com a retenção de fêmeas que tem sido observada, a expectativa é que o rebanho aumente. A torcida é que a economia e a demanda por carne também cresçam. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja