• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Gestor - Feliz aniversário, EMBRAPA!


Quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 10h35


Escrevo no último dia de Abril, véspera do “Dia do Trabalho”. Feliz aquele que comemora essa data com alegria e gratidão pelo local onde trabalha. Felizmente, é o meu caso. Ainda melhor quando temos orgulho do nosso empregador, a Embrapa, e o reconhecimento de quem nos paga, a sociedade brasileira.


Na semana passada, a Embrapa completou seus 43 anos e minha unidade, a Embrapa Gado de Corte, um pouco mais jovem, comemorou seus 39 anos. Esse texto celebra os feitos de meus colegas do passado e do presente, com a descrição de quatro tecnologias de concepção despretensiosa, mas que, nas mãos dos pecuaristas brasileiros podem fazer uma grande diferença. Vamos a elas:


Régua de Manejo


Talvez não exista exemplo melhor de como uma solução tão simples possa ter tanto impacto para pecuária brasileira como o da Régua de Manejo. Ao indicar as alturas de entrada e saída dos animais de pastos das principais forrageiras utilizadas, permite que as pastagens sejam usadas de maneira mais eficiente. 


Adquire particular importância no nosso contexto de milhões de hectares de pastagens degradadas, principalmente devido ao superpastejo. Pastagens, uma vez recuperadas, e usadas dentro dos parâmetros indicados pela Régua de Manejo, terão sua longevidade aumentada, especialmente por ser respeitada a indicação de saída dos animais. Se, ao mesmo tempo que se evitar o superpastejo, houver preocupação em repor a fertilidade do solo, elas podem ser usadas com sucesso por décadas a fio.


O uso adequado da Régua de Manejo pode, não só contribuir significativamente para a produtividade da pecuária brasileira, mas ter enorme impacto ambiental. Primeiro, por que boa parte da melhora em produção advém do desenvolvimento de um sistema radicular vigoroso para as forrageiras. O somatório de toda essa massa de raiz adicional pode representar  milhões de toneladas de carbono fixados no solo que, de outra feita, estariam na atmosfera contribuindo para o efeito estufa. Segundo, ao ajudar a manter o solo sob pastagem mais coberto e protegê-lo, evita a erosão causada pelo impacto das gotas de chuva. Assim, além de resguardar a parte mais fértil do solo, evita que os rios e outros corpos d’água sejam assoreados. Terceiro, porque uma pastagem bem manejada é uma excelente produtora de água, exatamente ao barrar o escoamento da água, possibilitando que ela seja absorvida pelo solo e siga para reabastecer nossos aquíferos.


Caso aumentar a produtividade, combater o efeito estufa, evitar a erosão e produzir mais água não seja suficiente para convencer da utilidade da Régua de Manejo, vai mais uma vantagem dos pastos bem manejados: Por terem um bom sistema radicular, conseguem aproveitar melhor a água do solo e, portanto, sofrem menos com a falta de chuvas. Como o regime de chuvas mais incerto é um dos cenários previstos pelos estudiosos das Mudanças Climáticas, é bom não perder essa última vantagem de vista.


Mais informações sobre a Régua de Manejo estão disponíveis no link abaixo:


https://www.embrapa.br/pt/gado-de-corte/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/1474/regua-de-manejo-de-pastagem


Vetscore


A Régua de Manejo ganhou uma congênere voltado a ajudar na melhora dos índices reprodutivos das fazendas brasileiras. Outra ideia igualmente simples e genial, o Vetscore foi lançado pela Embrapa Rondônia em 2014. Trata-se de um goniômetro, ou seja, um equipamento usado para medir ângulos.  Ao usá-lo para “medir o menor ângulo possível” entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral de uma vaca, ele indica, por um sistema de cores se a condição corporal dela está adequada ou não para a reprodução. Se ela estiver magra, o medidor apontará para a parte vermelha da escala (baixa condição corporal). Para os animais na faixa de condição considerada adequada, apontará para o verde. No caso dos animais estarem acima dessa faixa, o ponteiro indica a cor amarela.


A semelhança da Régua de Manejo, ela ajuda a combater um dos gargalos da nossa produtividade pecuária: sermos campeões mundiais em matrizes subnutridas. Essa situação é fruto dos rebanhos de cria ocuparem usualmente as piores pastagens. Consequentemente, a condição corporal dos animais é baixa e nossos índices reprodutivos ruins. Ao dar uma referência para o que seriam as vacas de condição corporal baixa, o Vetscore permite que sejam tomadas medidas corretivas que revertam esse quadro.


Uma forma interessante de usá-lo é avaliar as vacas antes da estação de monta, de forma a suplementar diferencialmente as que tiverem indicação de estarem magras e permitir que elas recuperem reservas corporais necessárias para o correto funcionamento das funções reprodutivas. 


O momento do parto é outra oportunidade de avaliação e, da mesma forma, direcionar esse animal para um pasto de melhor qualidade e/ou com suplementos ajudará com que esse animal não falhe na próxima estação de monta. Um bônus nada desprezível de melhorar o estado corporal da matriz, é que hoje sabemos que a nutrição intra-uterina do feto durante toda a gestação tem efeitos em seu desenvolvimento pós-nascimento, por toda sua vida. O estado nutricional da mãe altera aspectos como número e tamanho de células de gordura (adipócitos), marmoreio e tipo de fibras musculares, ou seja, com consequências até na qualidade da carne e no rendimento de porção comestível.


O Vetscore foi desenvolvido particularmente para atender gado de leite, mas é indicado também para as raças de corte Nelore e Angus. Maiores informações sobre ele podem ser obtidas no link: 


https://www.embrapa.br/en/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/2004/vetscore


Suplementa Certo


O aplicativo Suplementa Certo foi desenvolvido para auxiliar o pecuarista a avaliar a relação benefício/custo de alternativas de suplementação em seu rebanho no período da seca. Ele permite a comparação de diferentes produtos de suplementação, bem como de sistemas de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, como o uso de concentrados em semi-confinamento.


Ele é, basicamente, uma “calculadora” para fazer esse tipo de avaliação. Todas as informações para que ele realize o cálculo são prestadas pelo usuário, de maneira a que este tenha total responsabilidade sobre elas. A grande vantagem disso, é que, ao passar pelo crivo do próprio usuário, ele passa a ter mais consciência do processo do que se estivesse aceitando valores gerados pelo próprio aplicativo.


O usuário informa o número de animais a suplementar (lote), o peso inicial médio do lote, a data inicial e o número de dias que ira fornecer a suplementação. Sobre os suplementos, informa o consumo, o custo e o ganho de peso esperado com cada um deles. Informa, também, o valor em Reais por arroba e o rendimento de carcaça dos animais estimado na data final da suplementação, mesmo que não esteja abatendo o animal, mas apenas para ter uma referência de quanto se produziu de valor financeiro com a suplementação. Por fim, o usuário deve rever se os valores padrão usados no cadastro de cocho são compatíveis com os dos cochos efetivamente utilizados. Os dados a serem eventualmente corrigidos são o valor do cocho (custo), seu tamanho e qual sua vida útil. Esses dados são necessários para incluir a estrutura de fornecimento no custo da suplementação. 


Essas informações permitem que se calcule o gasto com a suplementação e a qual valor financeiro corresponde a carcaça produzida, viabilizando avaliar para que lado pende o equilíbrio entre eles. Os resultados fornecidos são usados para comparar as duas opções de suplementação e ajudar a escolher por uma delas. 


Apesar de, usualmente, ser escolhida a opção que resulta em mais dinheiro no bolso, o aplicativo tem uma informação que pode fazer com que se opte pela mais segura. Esse dado é o Ponto de Equilíbrio, que vem a ser o ganho de peso no qual as despesas com suplementação são zeradas. Portanto, se os animais ganharem menos do que esse valor, a suplementação será deficitária. Assim, se o ganho equivalente ao Ponto de Equilíbrio da opção A for muito próximo do desempenho esperado, há pouca margem de segurança para eventuais frustrações no desempenho e pode-se ter prejuízo mesmo com um ganho efetivo ligeiramente menor. O usuário, então, pode escolher a opção B que, apesar do menor lucro, tem um Ponto de Equilíbrio bem mais baixo e, portanto, é mais segura, pois tem mais chance em ser efetivamente superavitária.


Não menos importante, o Suplementa Certo apresenta a informação sobre o número mínimo de cochos recomendados para o lote, baseado nos dados informados sobre o cocho e valores de número mínimo de centímetros lineares de cocho para cada tipo de suplementação. A falta de espaço de cocho é, muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso da suplementação.


Ele roda em dispositivos móveis (celular, tablets, etc.) que usem Android.


https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss


Sumário de Touros


Por fim, um aplicativo para facilitar a aplicação do melhoramento genético nos rebanhos bovinos de corte, com participação da raça Nelore.


Há mais de três décadas a Embrapa Gado de Corte publica Sumários de Touros, com informações detalhadas sobre suas características genéticas. Desde o dia 9 de março de 2016, contudo, com lançamento oficial durante a DINAPEC – Dinâmica Pecuária, realizada anualmente, pela Embrapa Gado de Corte, os pecuaristas passaram a ter as informações do Sumário de Touros da raça Nelore na forma de um aplicativo para dispositivos móveis.


Dados de 30.133 touros, dos quais 1.063 com sêmen disponível, avaliados a partir de informações coletadas em 336 rebanhos assistidos pelo Programa Embrapa-Geneplus, totalizando 2,3 milhões de animais, ficam à disposição da cadeia produtiva. Informações detalhadas destes touros, importantes para as tomadas de decisão de produtores de gado de corte, criadores e técnicos, se encontram, a partir de agora, convenientemente na palma da mão.


Para cada característica avaliada tem-se: 


a) a estimativa do valor genético, expresso como “Diferença Esperada na Progênie” (DEP), b) a acurácia desta estimativa, ou seja, quanto ela está próxima da realidade e c) o percentil, que é uma medida que indica a posição desta estimativa na população total ou na ativa, ou seja, naquela formada por indivíduos que tiveram pelo menos um descendente nos últimos cinco anos. Quanto menor o percentil, melhor a estimativa do valor genético (O animal do percentil 1% é superior aos demais 99% da população).


Estão disponíveis, também, os Índices de Qualificação Genética – IQG básico, de cria, recria e reprodução, bem como outras informações de caráter geral: médias para as diferentes características, médias das DEPs por safra e gráficos de tendências genéticas.


Esse aplicativo foi deixado por último não por ser menos importante. Considerando a relação touro:vaca de 1:20, o touro é responsável por 84% do ganho genético do rebanho (ou 88%, para a relação 1:40). O motivo para estar aqui, depois do manejo do pasto, da boa nutrição das matrizes e de se fazer uma suplementação com boa relação benefício:custo é porque, ao melhorar a genética, pressupõe-se que ela será aproveitada o tão mais próximo do seu potencial quanto possível. De fato, quanto mais se investir em genética, maior deve ser a preocupação com tudo o que vem antes (alimentação, saúde, manejo e gestão), base essencial para que a genética expresse o seu potencial. O aplicativo do Sumário de Touros Nelore pode ser baixado no link:


https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.geneplus.summary


Ainda que seja fundamental que o trabalho da Embrapa continue criando soluções para o produtor rural, haveria ainda outros motivos para mantê-la. Um dos mais importante é ter um corpo técnico com sólida formação acadêmica mantido pelo pagador de impostos, para que essa mesma sociedade tenha a quem recorrer em grandes desafios (exemplo de pragas que entram no País) ou se posicionar sobre temas polêmicos (como transgênicos, uso de antibióticos na pecuária, etc.) de maneira interessada unicamente em resolver o problema, da forma mais isenta possível, apenas à luz da ciência e em prol de um Brasil e um Mundo melhor.


Para finalizar, é necessário reconhecer que os feitos da Embrapa, dos quais me orgulho, não a tiveram como protagonista, mas sim os produtores rurais que transformaram o que era promessa de sucesso em efetiva riqueza. É apoiado nessa parceria tão bem sucedida que podemos ter fé em um futuro ainda melhor, com uma sociedade de justiça e paz vivendo no país campeão mundial de produção de alimentos e de respeito ao ambiente.


Agradecimentos: Ao colega de Embrapa, Dr. Antônio do Nascimento Ferreira Rosa pela revisão e sugestões para a parte do aplicativo do Geneplus.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja