• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Gestor - Análise de longo prazo: a base das estratégias


Sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 11h54

A análise de indicadores de longo prazo é uma das mais importantes ferramentas para o planejamento estratégico da pecuária.


Nesta edição, trazemos um comparativo entre a evolução do preço do boi, do bezerro, de índices de custo de produção calculados pela Scot Consultoria e da inflação (IGP-DI), desde o início do Plano Real.


Os indicadores


O preço do boi gordo e do bezerro tem como base a praça paulista e são calculados pela Scot Consultoria.


O Índice Scot Consultoria de Custo de Produção da Pecuária é calculado de acordo com a flutuação mensal dos preços dos insumos, em dois níveis tecnológicos, de baixa e alta tecnologia, com diferentes distribuições de uso dos insumos.


O sistema de alta tecnologia, por exemplo, dá maior peso aos fertilizantes, defensivos e alimentação concentrada.


Para a inflação, consideramos o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Para a composição deste artigo, projetamos a inflação para agosto (ainda não disponível), com base na inflação média dos últimos doze meses (+0,6%).


Na figura 1 apresentamos a evolução destes indicadores.


 


Longo prazo e momento atual


O primeiro ponto a se destacar é a comparação entre as variações acumuladas em longo prazo.


De agosto de 1994 a agosto de 2015, temos as seguintes altas acumuladas: Inflação (483,3%); boi gordo (512,1%); bezerro (729,4%); custo de alta tecnologia (817,6%); e custo de baixa tecnologia (933,6%).


Tanto o preço do boi como do bezerro passam por um momento historicamente favorável em relação à inflação. Ao analisarmos a figura 1, podemos perceber que em poucos momentos isso ocorreu no passado recente, já que normalmente estes preços tem variação acumulada menor que a da inflação.


Em 2015 observamos os maiores preços reais para as duas categorias de bovinos analisadas nos últimos 20 anos. Os últimos três anos foram bastante favoráveis à precificação do gado, especialmente para o bezerro.


A cria tem sido especialmente privilegiada. O preço do bezerro praticamente "zerou" as perdas de longo prazo frente ao índice de custo de alta tecnologia este ano.


Espera-se que os resultados econômicos tenham sido historicamente positivos nos últimos anos, já que a relação entre custo de produção e preço de venda tem sido favorável.


Porém, a variação acumulada dos custos ainda lidera a corrida, em especial frente ao boi, o que reforça a ideia de que a melhoria de índices zootécnicos e de produtividade é um caminho obrigatório para a preservação e/ou melhoria das margens.


Considerações finais


Conhecer o histórico de indicadores de preços e custo possibilita uma visão privilegiada a respeito da atividade pecuária e auxilia no planejamento dos próximos passos.


Outras análises podem ser feitas a partir deste gráfico, a depender do sistema de produção e das características do mesmo.


Por fim, deve-se aproveitar a boa fase da atividade para priorizar investimentos, capturar oportunidades e aumentar a eficiência dos sistemas. Como vimos, esta é uma importante meta para as fazendas que querem se manter sólidas na produção pecuária, tradicionalmente de margens apertadas.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja