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Carta Gestor - Cinco diretrizes para uma boa gestão da fazenda


Segunda-feira, 27 de julho de 2015 - 10h22

Nesta edição da Carta Gestor, apresentamos cinco ideais fundamentais para uma fazenda de sucesso. Apesar de soarem familiares para alguns produtores, para muitos estas diretrizes precisam ser repensadas e melhor consideradas na gestão de seus negócios.


Este material foi traduzido e adaptado a partir de um texto cuja conexão está no fim do artigo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o seu negócio e checar se as decisões levam em conta os cinco fundamentos essenciais para uma fazenda de sucesso.


Os cinco fundamentos essenciais listados são:


1. A gestão deve ser abordada de forma integrativa e holística.


Isto significa que devemos integrar em nossos processos de pensamento e decisão, o maior número de informações possíveis de acordo com a disponibilidade de tempo e dinheiro para obtê-las. Desta forma, nos capacitamos para tomar decisões de forma holística - considerando e estimando os vários efeitos das mudanças que são adotadas.


Temos uma forte tendência de pensar que apenas um fator seja o causador de um único e quantificável resultado. Nunca nos perguntamos algo como "Consigo nomear e quantificar todas as mudanças que ocorreriam se mudarmos a estação de nascimento um mês adiante?" Ou, "O que mudaria e quais seriam os efeitos negativos e positivos de vender meus equipamentos de ensilagem?".


2. Devemos nos esforçar para promover melhoria contínua dos recursos chave - terra, rebanho e pessoas.


Há a tendência de lidar com efeitos e melhorias de curto prazo. O certo é desenvolver diretrizes que tragam às pessoas uma visão partilhada da gestão, que quando atualizadas dure por longo período. Esta visão partilhada gera aos stakeholders (proprietários, funcionários e parceiros) uma visão clara do que esperar para o seu futuro.


Por outro lado, a falta de visão e liderança junto às falhas na gestão do solo, do rebanho e de pessoas, são os principais motivos que tornam difícil que uma fazenda passe para gerações futuras sem grandes perdas de área ou dispêndio financeiro.


3. Precisamos adquirir e usar boas ferramentas de análise e tomada de decisão.


As ferramentas precisam ser simples, confiáveis, e fáceis de entender e aplicar. Isto começa com boas informações contábeis do sistema de produção, incluindo os custos diretos e indiretos. Também são necessárias algumas métricas-chave de produção como taxa de lotação, taxa de desmame, taxa de prenhes, peso à desmama, ganho de peso e porcentagem de morte para cada categoria animal.


Também é interessante analisar alguns indicadores como a produção total de quilograma animal desmamado e ganho de peso, ambos por hectare. Assim se cria um cenário real de produtividade da fazenda, em vez de produtividade por vaca, por exemplo.


Em fazendas que não se cria reprodutores, não é necessário muito mais que isso para gerar uma boa análise de indicadores que sustentam uma melhor decisão.


Se o fazendeiro fornecer a toda sua equipe suas informações produtivas e econômicas, eles tendem a tomar decisões cada vez melhores, porque começam a entender melhor o que precisa ser feito e os efeitos de suas ações nos resultados.


4. Produzir a custos competitivos.


Isto é preciso para a manutenção da eficiência dos negócios. É necessário produzir através de métodos que possam gerar lucro satisfatório e ainda por um preço que os consumidores continuem a comprá-lo.


Assim, devemos entender que seus vizinhos, apesar de amigos, são também concorrentes. Se eles são capazes de produzir bovinos com custo de produção menor que os seus, eles tendem a permanecer por mais tempo neste negócio do que você.


5. Maior ênfase em marketing.


Alguns profissionais de marketing mostram que as negociações dos animais deixam de ser mais rentáveis em uma boa porcentagem das vezes - especialmente quando fêmeas são negociadas.


É plausível melhorar se forem considerados o melhor momento, melhor lugar, e método de venda, além do produto que é oferecido.


O produtor deve pensar no que é melhor para o seu negócio. Vender bezerros desmamados, garrotes, novilhas, vacas vazias ou prenhes? Cada fazenda tem suas peculiaridades e o pecuarista deve estar certo que o seu produto é o que gera melhor lucro para seu ambiente produtivo (sistema de produção, propriedade, região que está localizado).


Considerações finais


Os produtores capazes de aplicar os fundamentos e gerir a produção, a economia e finanças, marketing e pessoas, e que aumentem o lucro através do giro mais rápido da produção, da redução de custos indiretos e do aumento de margem bruta são aqueles cujo modelo de negócio deve persistir no setor.


*Traduzido e adaptado de beefmagazine.com - Burke Teichert: Five foundational ideas for a successful ranch



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