• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Grãos - Milho: colheita avança, mas preços estão firmes


Segunda-feira, 20 de julho de 2015 - 16h14

Em Mato Grosso, até o dia 20 de julho foram colhidas 47,5% da área plantada em 2014/2015 (IMEA).


As chuvas prejudicaram a colheita no final de junho e começo de julho, mas ainda assim, o ritmo está próximo do verificado na safra passada, quando neste momento 47,9% da área havia sido colhida.


A expectativa é de uma produção de 20,33 milhões de toneladas na temporada atual, 14,7% maior que as 17,72 milhões de toneladas colhidas em 2013/2014.


No Paraná, na primeira quinzena de julho, 25,0% da área de milho de segunda safra havia sido colhida.


Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (DERAL), 93,0% das lavouras estão em boas condições, 6,0% em condições medianas e 1,0% em condições ruins.


O estado deve produzir 10,78 milhões de toneladas de milho na safrinha 2014/2015, frente as 10,36 milhões de toneladas colhidas na safra anterior.


Apesar do período de safra e expectativa de maior produção este ano, os preços subiram no mercado interno diante das chuvas nas regiões produtoras de segunda safra, que prejudicaram a colheita em um primeiro momento; das revisões para baixo da produção nos Estados Unidos; e maior movimentação para exportação.


Nas regiões Centro-Oeste e Sul, os volumes de chuva ficaram acima da média histórica na primeira quinzena de julho. Choveu entre 25 e 200 milímetros. Veja as áreas em azul na figura 1.


Para a segunda metade do mês, a previsão indica menores volumes de precipitação no Brasil Central, não ultrapassando 10 milímetros no acumulado do período.


No Sul do país, deve continuar chovendo, com volumes acima de 100 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul e Paraná.


Com relação aos preços, a redução das chuvas deve colaborar com o avanço da colheita, fato que pode diminuir a pressão de alta sobre as cotações, devido a maior disponibilidade do grão no mercado interno.


De qualquer maneira, a menor produção norte-americana é um fator de sustentação neste segundo semestre, visto que a procura pelo milho brasileiro pode aumentar. E já estão sendo fechados contratos para os embarques.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja