• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Preços dos lácteos caíram no mercado internacional; destaque para o leite em pó


Quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 10h11

No dia 16 de junho foi realizado mais um leilão da plataforma Global Dairy Trade (GDT).


O leite em pó ficou cotado, em média, em US$2.327,00 por tonelada, uma alta de 0,8% frente ao leilão da primeira quinzena de junho.


Na comparação com o mesmo período de 2014 a cotação está 36,4% menor. Na média de todos os produtos lácteos comercializados houve queda de 0,1%.


Depois da recuperação no começo do ano, os preços do leite em pó caíram, retornando aos patamares vigentes no final de 2014. Veja a figura 1.


Os preços do leite em pó desnatado atingiram a menor cotação histórica, cuja cotação foi de US$1.982,00 por tonelada.


Segundo os últimos dados da Associação de Laticínios da Nova Zelândia (DCANZ), de janeiro a abril foram produzidos 7,49 bilhões de litros de leite no país.


O volume diminuiu 6,4% em relação ao mesmo período de 2014.


A queda na produção neozelandesa coincidiu com uma queda da demanda mundial, não sendo portanto, capaz de dar sustentação aos preços.


O volume comercializado nos leilões da GDT foi de 288,7 milhões de toneladas de produtos lácteos no primeiro semestre, 31,7% menor que no mesmo período do ano passado.


Em curto e médio prazos, a pressão de baixa deve continuar no mercado internacional.


O aumento da produção nos Estados Unidos e na União Europeia, que se encontram em plena safra, pressionam o mercado, mas é preciso considerar daqui para a frente, a resistência da parte vendedora às novas quedas, uma vez que os preços caíram consideravelmente.


A queda na demanda chinesa em função dos altos estoques e a retração das importações russas desde agosto de 2014 são outros fatores de queda.


No caso dos Estados Unidos, com maior importância no mercado internacional nos últimos anos, as exportações de lácteos atingiram o segundo recorde mensal em abril, com 185,34 mil toneladas embarcadas entre leite em pó, queijo, manteiga, soro e lactose.


Esse volume, segundo o U.S. Dairy Export Council (USDEC), aumentou 5,0% na comparação com março.


No caso do leite em pó, os maiores importadores dos norte-americanos foram Vietnã e Indonésia, com 23,71 mil toneladas, 10,0% mais que 2014. Para o México as exportações aumentaram 20,0%.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja