• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Avaliação do mercado consumidor de uma indústria de suplementos minerais


Segunda-feira, 4 de maio de 2015 - 18h33

Fizemos algumas simulações para estimar o mercado consumidor de suplementos minerais, considerando uma empresa hipotética instalada em Presidente Prudente-SP, com vendas anuais de 10,0 mil toneladas, sendo metade destas dentro do estado e metade fora.


Considerando as estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), o consumo nacional de suplementos minerais em 2014 foi de 2,2 milhões de toneladas, o que gera uma demanda por cabeça, em média, de 28g/dia (211,8 milhões de cabeças). 


A fim de manter esse valor de consumo médio (28g/dia), consideramos que 40,0% do rebanho da região consuma, em média, 70g/dia (40,0%x70g=28g). Estes dados são necessários para que a ferramenta desenvolvida pela Scot Consultoria, o Radar Scot, estime o mercado potencial.


A partir daí, estimamos a participação de mercado desta indústria hipotética e avaliamos possíveis locais para a instalação de uma nova unidade, em outros estados. 


ESTIMATIVA DE MERCADO POTENCIAL 


O mercado potencial vai variar conforme o raio de atuação destas empresas. Considerando dois raios de venda, de 200km e 400km, temos as seguintes estimativas para o mercado consumidor desta planta na figura 1.



Observe que quando consideramos um raio de 400km, a demanda fora de São Paulo supera aquela dentro do estado. 


Isso ocorre devido à proximidade com a divisa do Paraná e do Mato Grosso do Sul, estados onde há municípios com rebanhos expressivos, fazendo com que cidades destes estados ganhem importância na demanda. 


Considerando tanto vendas dentro como fora do estado, a empresa tem um mercado potencial de 63,5 mil toneladas anuais com 200km de raio e de 216,3 mil toneladas cobrindo um raio de 400km. 


A distribuição da demanda estimada, de acordo com a distância, está na figura 2.



DEFININDO METAS


Considerando o volume de vendas da empresa (10,0 mil toneladas), a estimativa de participação no mercado de suplementos está na figura 3.



Como neste exemplo, distribuímos as vendas igualmente dentro e fora do estado (5,0 mil toneladas com cada destino), a participação de mercado é maior fora do estado, quando consideramos o raio menor (porque naquele raio, o mercado fora do estado é menor). 


Ponderando que a empresa queira atingir 20,0% do mercado, a necessidade de aumento das vendas anuais é de 2,7 mil toneladas, para o raio de 200km e de 33,3 mil toneladas/ano para o raio de 400km. Considerando sacos de 30kg estes valores equivalem a aumentos anuais de 90,1 mil sacos e 1,1 milhão de sacos, respectivamente. Veja a tabela 1.



Para atingir 20,0% do mercado em um raio de 200km, a indústria precisa aumentar as vendas em 27,0%.


AVALIANDO LOCAIS PARA UMA FILIAL


Suponhamos que esta empresa esteja avaliando a implantação de outra unidade e existam oportunidades em três municípios: Araguaína-TO, Barreiras-BA e Montes Claros-MG. Vamos estimar as demandas por suplementos nestas regiões com os mesmos parâmetros utilizados anteriormente.


Tanto para o raio de venda de 200km, como para o de 400km, as maiores demandas estimadas foram as de Araguaína, com 36,5 mil e 216,3 mil toneladas, respectivamente. 


Com um volume de venda semelhante ao usado no exemplo de Presidente Prudente (10,0 mil toneladas), a empresa teria na região uma participação de 15,7% vendendo em 200km ou 4,6% trabalhando com 400km. Veja a tabela 2.



Em Araguaína um volume de vendas de 10,0 mil toneladas teria menos peso da demanda total. Em Barreiras, o mesmo volume de vendas equivaleria a mais da metade do mercado estimado para 200km e a quase um quinto (19,2%) do mercado em 400km. 


CONSIDERAÇÕES


Além das estimativas de demanda, a presença de concorrentes é um fator importante a ser avaliado quando abordamos um potencial de crescimento e metas. 


A conjuntura econômica e da pecuária também deve ser avaliada. O poder de compra do pecuarista e o otimismo na pecuária também afetam a utilização de tecnologia. 


Existem também diferenças quanto ao grau tecnológico da região em questão, mas estes podem ser alterados no sistema do Radar Scot, que foi utilizado para fazer estas simulações. 


O Radar Scot é uma ferramenta interessante para a definição de metas, simulações de oferta e demanda, que podem ser feitas para qualquer município e raio, de maneira instantânea.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja