• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Com o preço da reposição esticado, qual categoria comprar?


Segunda-feira, 6 de abril de 2015 - 17h30

A volta das chuvas em fevereiro e a consequente melhora na qualidade das pastagens, e os preços da arroba do boi gordo em alta, animaram os pecuaristas a repor o rebanho vendido.


Porém, os patamares dos preços dos bovinos jovens têm sido um entrave.


Considerando a média de março em todas as praças pesquisadas pela Scot Consultoria, o boi magro de 12@ e o garrote com 9,5@ tiveram altas anuais de 35,3% e 40,6%, respectivamente. Os preços do bezerro de ano com 7,5@ e do desmamado com 6@ subiram 48,7% e 49,6%, no mesmo período. 


O preço do boi gordo, por sua vez, subiu 19,6%, menos do que todas as categorias mais jovens.


Diante desse cenário, o pecuarista deve se preocupar, já que o gasto com a reposição representa a maior fatia do custo da recria e/ou engorda.


Com base na praça de São Paulo, considerando o preço médio do boi gordo e dos bovinos para reposição vigentes em março, simulamos o lucro simplificado anual para cada categoria de reposição. Veja os parâmetros na tabela 1.


Simulação do retorno com a compra de bovinos de reposição do rebanho em São Paulo.


Quanto mais jovem a categoria, maior é custo com a engorda, devido ao maior tempo de produção.


No entanto, quando consideramos também a aquisição dos bovinos, o boi magro exige um investimento inicial maior.


Nesta simulação, quando o boi estiver pronto para o abate, o retorno por categoria será maior para os pecuaristas que compraram bovinos mais jovens e menor para os mais erados.


Porém, devemos considerar a variável "giro", que é baseada no tempo que o animal ficará na fazenda até ser abatido. Usamos o período de recria e engorda da desmama como base.


O pecuarista faz 1,0 giro a cada 2,2 anos quando repõe os animais terminados com desmama. 


Quando a reposição é feita com boi magro, mesmo o terminador fazendo 0,91 giro por ano, acima das demais categorias, o lucro anualizado é menor. 


O retorno pode ser interessante quando se opta pela compra de animais jovens. 


Vale destacar que nesta análise consideramos preços presentes. No entanto, quanto maior o intervalo entre a compra e a venda, maior a possibilidade de mudança no mercado. Ou seja, a compra de um bezerro hoje pode levar à venda de um boi gordo em fase de baixa do ciclo pecuário.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja