• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Mercado do leite deve ganhar sustentação a partir de março


Segunda-feira, 16 de março de 2015 - 15h20

O preço médio do leite pago aos produtores está em queda desde setembro do ano passado. De lá para cá, o recuo médio foi de 11,2%.


Diante disso, muitos laticínios mantiveram os preços no pagamento de fevereiro, referente ao leite entregue em janeiro. 


Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu em fevereiro, em média, R$0,885 por litro, queda de 1,2% frente ao pagamento anterior, essa foi a menor queda verificada desde o início do declínio dos preços. Veja a figura 1.



Quanto à produção, esta vem caindo em importantes bacias leiteiras.


Em estados como Espírito Santo e Minas Gerais, a falta de chuvas em algumas regiões afetou e continua afetando a produção de leite.


De acordo com o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, o volume caiu 2,4% em janeiro, na comparação com dezembro de 2014.


O levantamento preliminar indica queda de 1,1% para a captação de fevereiro, na comparação com janeiro último. Mesmo assim, a produção brasileira está 9,2% maior frente a fevereiro de 2015.


Considerações finais


Os estoques mais enxutos nas indústrias e a expectativa de melhora no consumo esperado a partir de março devem ser fatores de sustentação do preço em curto e médio prazos.


Para o pagamento de março (produção de fevereiro), o levantamento da Scot Consultoria indica que 56,0% dos laticínios pesquisados acreditam em manutenção das cotações aos produtores, 26,0% estimam alta de preços e os 18,0% dos restantes creem em queda.


A pressão de alta é maior nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, mas ainda assim o tom do mercado é de estabilidade.


De maneira geral, o cenário deve ganhar sustentação a partir de março, com previsão de estabilidade a ligeiro aumento no preço do leite ao produtor.


Colaborou Rafael Ribeiro, pesquisador da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja