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Carta Gestor - Diagnóstico, direcionamento e implementação: sugestão de etapas para o planejamento e gestão estratégica


Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 - 17h45

Um dos objetivos da Carta Gestor é apresentar conceitos e ferramentas que possam auxiliar no planejamento e condução dos negócios.


Nesta edição, falaremos sobre o método Agroperformance, que é apresentado de maneira integral no livro "Agroperformance: um método de planejamento e gestão estratégica para empreendimentos agro visando alta performance"¹, publicado em 2012.


Tal método objetiva auxiliar no processo de planejamento e gestão estratégica de empreendimentos, com foco em médio e longo prazos. Basicamente, é dividido em três etapas: "diagnóstico", "visão e direcionamento" e "implementação".


Faremos a apresentação resumida do método. Para maiores informações e detalhes sobre os procedimentos, sugerimos o acesso ao livro.


O método


1. Diagnóstico


1.1. Análise do macroambiente: dedicado à análise dos fatores que não podem ser controlados pelo negócio. São avaliados os fatores político-legais (institucionais), econômico-naturais, socioculturais (demográficos) e tecnológicos. Estes tópicos se relacionam com o mercado avaliado e com a região onde está localizada a operação. Após esta análise, o gestor deve transformar a informação coletada em ações e/ou projetos, ao avaliar as oportunidades e os impactos que estes fatores poderão gerar no negócio.


1.2. Análise do ambiente imediato: envolve cinco forças competitivas básicas que influenciam o potencial de lucro de um setor: (1) ameaça de novos entrantes no setor; (2) intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes; (3) ameaça de produtos substitutos; (4) poder de barganha dos compradores; e (5) poder de barganha dos fornecedores. Após essa identificação, planejar a estratégia de relacionamento com os demais agentes é extremamente importante.


1.3. Análise interna: consiste em um estudo no qual se procura avaliar o histórico, cultura, conhecimento e características do empreendimento; a estrutura organizacional e governança; os ativos envolvidos na atividade; quantidade e qualidade dos recursos existentes; e capacidades e competências. A partir dessa análise, o empreendedor rural consegue identificar suas forças e fraquezas (ou pontos de melhoria).


1.4. Consolidação das análises: fechamento conciso das etapas anteriores, consolidando as análises dos ambientes externo e interno, onde está inserido o empreendimento. Nesta etapa, deve-se ter um entendimento amplo das ameaças e oportunidades. O ponto fundamental é compreender e, sempre que possível, tentar prever as mudanças geradas pelos agentes ou variáveis externas.


2. Visão e direcionamento


2.1. Missão, valores e macro-objetivos: são os valores corporativos, que representam a base da administração da empresa. 


Missão: é a finalidade da existência de uma organização.
Visão: é o sonho da organização.
Valores: representam os princípios éticos que norteiam as ações.
Macro-objetivos: alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos.


2.2. Macrodefinições estratégicas: são a base para preparar o empreendimento para decisões de alto impacto e serão utilizadas como ferramentas para inserção da propriedade, seja no macroambiente, no ambiente imediato ou de negócios. 


Podem ser estratégias genéricas ou estratégias de crescimento. As genéricas podem ser de custo, diferenciação e inovação de valor, e têm a finalidade de criação de uma posição sustentável para o empreendimento em longo prazo. Já as estratégias de crescimento focam no aumento do valor da propriedade, tanto para o proprietário, quanto para os compradores. 


2.3. Elaboração de projetos: A elaboração e implementação de projetos são ferramentas que possibilitam por em prática as diretrizes definidas anteriormente. Determina o que deve ser feito, por quem, quando, os recursos a serem utilizados, formas de controle e resultado esperado. 


2.4. Priorização dos projetos: os gestores devem estar aptos a priorizar alguns projetos elaborados de acordo com a estratégia do empreendimento.


3. Implementação


3.1. Implementação de projetos: nessa etapa serão desenvolvidos os projetos priorizados. Tem como principal ponto crítico o engajamento de todos os envolvidos no processo, de tal forma a incorporá-los na rotina do empreendimento rural.


3.2. Gestão e controles: a última fase consiste na gestão e controle da operação. Esta fase possibilita a realização de importantes análises e monitoramento que viabilizam o desenvolvimento final do método. O controle consiste em verificar se as atividades que estão sendo executadas estão de acordo com o planejamento. Para isso, o gestor do negócio deve acompanhar todas as atividades que estão sendo realizadas e pode ter conhecimento destas através de relatórios e reuniões com a sua equipe.


Considerações finais


O planejamento e a operação de um empreendimento rural podem ser mais complexos do que se imagina inicialmente.


Estar cercado por uma equipe eficiente, que compreenda a importância e trabalhe em prol de cada uma destas fases, ajuda enormemente o trabalho do gestor.


Porém, não se pode esquecer que, além dos acompanhamentos, a estratégia e as instruções devem ser claramente indicadas pela direção do negócio.


¹ LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; BARA, J. G.; TROMBIN; V. G., LUPINACCI; A. V., SIMPRINI, E. S.; TIBERIO, M. A.. Agro Performance Um Método de Planejamento e Gestão Estratégica para Empreendimentos Agro Visando Alta Performance



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