• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Gestor - Pontos de atenção para 2015


Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015 - 16h50

Não é novidade que um grande número de fatores determina o sucesso ou o insucesso da atividade pecuária. 


Prever cada um deles, ou ao menos os de maior impacto, é um dos principais desafios dos gestores e confere vantagem àqueles que o fazem.


Nesta edição, apresentaremos um resumo da visão da Scot Consultoria sobre alguns dos principais fatores ligados à produção pecuária para 2015 e os pontos que merecem atenção.


Boi gordo


A expectativa é de mercado firme, com a previsão de um preço médio anual maior que o de 2014.


Ao final de janeiro, o preço do boi gordo em São Paulo está 26,9% maior que o verificado no mesmo período do ano passado. 


Atenção à variação de preços ao longo dos meses (sazonalidade). Historicamente, o preço do boi é decrescente no primeiro semestre e crescente no segundo.


O mercado futuro aponta para uma curva semelhante a esta para os próximos meses, mas um acompanhamento de perto é recomendado, principalmente para os contratos do segundo semestre.


Reposição


A oferta limitada deverá colaborar com mais um ano de preços firmes.


O preço do bezerro em São Paulo ao fim de janeiro de 2015 está 41,0% acima do registrado no mesmo período de 2014.


Com isso, são boas as perspectivas para os criadores. Atenção recriadores e invernistas! 


Recomenda-se analisar as relações de troca e as projeções de mercado, além de avaliar possíveis antecipações na compra para evitar as épocas de compra mais disputadas, como para o boi magro, por exemplo.


Grãos


Os preços dos grãos devem colaborar este ano. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estima que a produção da safra 2014/15 do milho safrinha e soja sejam 2,4% e 11,4% maiores que os verificados em 2013/14, respectivamente.


Apesar da provável queda da produção total de milho, computando também a safra de verão, os estoques de passagem estão historicamente elevados.


Considerando o milho e a soja como indexadores para os alimentos concentrados energéticos e proteicos, a suplementação poderá ser uma boa estratégia este ano. 


Recomenda-se avaliar as opções disponíveis, considerando as relações entre o custo da suplementação, o ganho de peso e o resultado frente ao preço de venda do boi.


Trabalhar com giros mais rápidos, em função dos altos preços da reposição, tirando proveito do mercado firme para o boi, pode ser uma boa estratégia a ser explorada.


Custos básicos


Atenção aos custos com combustível, energia elétrica e com os colaboradores (salário mínimo), com reajustes "agressivos" para este ano.


A melhoria na eficiência do uso destes itens é algo a ser trabalhado de maneira contínua.


Gestão ambiental


Atenção específica à adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em 6 de maio de 2015 termina o prazo para adesão ao CAR. 


Por mais que a expectativa quanto à prorrogação do prazo por mais um ano através de decreto presidencial seja grande, não é bom contar com isso.


É importante que as propriedades que tenham passivos ambientais deem entrada no Programa de Regularização Ambiental (PRA). A inscrição do imóvel rural no CAR é condição obrigatória para a adesão ao PRA. 


A não adesão implicará, ao longo dos próximos anos, na impossibilidade de conversão de multas, em nova aplicação de multas, em processos de crime ambiental e, finalmente, no embargo ao crédito bancário. 


Em caso de dúvida, consultar empresas de consultoria para as devidas orientações.


Considerações finais


Considerando o ciclo de produção pecuária, afora o cumprimento das obrigatoriedades legais, a atenção às oportunidades de mercado pode resultar em importantes diferenciais para o resultado deste ano, assim como os para os próximos.


Além das considerações apresentadas, existem inúmeras outras. O mercado é dinâmico e estar atento aos acontecimentos e às variações de preço pode fazer a diferença entre o bom e o mau resultado.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja