• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - De olho na concorrência


Segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 17h31

Nesta edição, apresentamos os indicadores da pecuária nos principais exportadores de carne bovina, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Trata-se de uma análise comparativa e em função disso usamos uma mesma base de dados. 


O USDA estima que em 2014 o Brasil seja o principal exportador de carne bovina, com 2,05 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec) embarcadas, seguido pela Índia, com 1,85 milhão de tec. 


A Austrália e os Estados Unidos deverão ocupar a terceira e quarta posições, com 1,78 e 1,18 milhão de tec, respectivamente. 


Rebanho e desfrute


A Índia possui o maior rebanho do mundo, estimado em 300,6 milhões de cabeças. Cabe a ressalva de que a estimativa do USDA inclui bubalinos. 


Veja na figura 1 que o país está à direita. O eixo horizontal representa o rebanho, em milhões de animais. 


Já a Austrália possui o menor efetivo, posicionada à esquerda.



O Brasil detém o maior abate anual, estimado pelo USDA em 42,3 milhões de cabeças em 2014. Na figura o abate está representado pelo eixo vertical.  O tamanho das bolhas indica o desfrute do rebanho. Ou seja, a quantidade de animais abatidos, em relação ao rebanho total. 


Traçando linhas entre os países, elas formarão uma curva, que ocorre porque os desfrutes de Brasil e Índia são menores. 


Se estes tivessem desfrutes semelhantes aos de Estados Unidos e Austrália, os abates seriam maiores e as bolhas se alinhariam.


Produção de carne e exportações 


Apesar de ter o maior volume de animais abatidos, a produção de carne brasileira fica aquém da norte-americana. 


Este parâmetro está representado pelo eixo horizontal. A menor produção é a australiana, com 2,5 milhões de tec estimadas para 2014. Veja a figura 2.



O eixo vertical representa o volume exportado. Observe que os três primeiros estão próximos quanto a este quesito. 


O tamanho da bolha indica a relação entre exportações e produção de carne bovina. Ou seja, quanto maior, maior é a dependência do país, em relação ao mercado externo. 


Austrália é o país com maior dependência (maior bolha) e os Estados Unidos possuem a menor relação exportação/produção, ou seja, as vendas ao exterior representam fatia menor da produção. 


Considerações finais


Brasil e Índia têm potencial para aumentar a produção via incremento de produtividade. 


Na Índia a parcela de gado para a produção de leite e a pressão religiosa são fatores importantes. 


De toda forma, entre 2004 e 2014 os abates aumentaram 72,1% e a produção de carne cresceu 88,9%. O país deverá continuar com importância crescente no mercado internacional.


Austrália e Estados Unidos já possuem pecuárias produtivas. Isso sustenta a oferta hoje, mas limita o potencial de aumentos.


A pecuária brasileira está no rumo, mas temos um bom trecho para alcançar patamares médios que possam blindá-la, no que diz respeito ao mantra da sustentabilidade.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja