• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Participação de fêmeas nos abates diminuiu no primeiro semestre de 2014


Terça-feira, 7 de outubro de 2014 - 17h25

Os abates de bovinos somaram 16,9 milhões de cabeças, nos primeiros seis meses de 2014 (IBGE*), considerando os que ocorreram sob algum tipo de inspeção (municipal, estadual ou federal). 


Esse número representa um aumento de 1,3% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, quando foram para o gancho 16,7 milhões de cabeças.  


O acréscimo ocorreu devido ao incremento da oferta de machos, que aumentou 2,5%, frente ao mesmo período de 2013. Veja a figura 1.



Este aumento da disponibilidade de boiadas foi decorrente da redução dos abates de fêmeas ocorrido entre 2006 e 2010, que aumentou a produção de bezerros. A produção maior é resultado das vacadas retidas naquele período. 


Com isto, as vendas aumentaram e os preços cederam em 2012. Em 2013, apesar de oferta ainda crescente, o consumo foi bom e os preços subiram.


Mesmo com estímulo à cria, devido aos preços em alta, a participação de fêmeas nos abates se manteve em alta naquele ano. Veja a figura 2.



Em 2014, após a grande quantidade de matrizes que foi para o gancho nos anos anteriores, a participação de fêmeas e o aumento dos abates estão mais comedidos. 


Expectativas


Enquanto entre os primeiros semestres de 2012 e 2013 o incremento dos abates foi de 12,3%, este ano o aumento foi de 1,3%, com estabilidade da oferta de fêmeas (-0,05%). 


Ou seja, os preços firmes dos bovinos para reposição têm estimulado a produção destas categorias, o que gera diminuição do descarte de fêmeas.


Este processo estimula a firmeza do mercado em curto prazo, pois são menos fêmeas abatidas, com menor produção de carne. 


Em alguns anos, no entanto, a disponibilidade de bezerros e de animais terminados deverá aumentar, o que fará com que o cenário de preços mais frouxos do ciclo pecuário seja retomado. 


A expectativa para 2015 é de mais um ano de preços firmes, devido à retenção de fêmeas esperada. De toda forma, o consumo merece atenção. 


*IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja