• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Preço do leite em pó cai pela sexta vez consecutivamente


Sexta-feira, 16 de maio de 2014 - 17h10

No último leilão da plataforma Global Dairy Trade (GDT), realizado em 6 de maio, o preço do leite em pó caiu pela sexta vez consecutiva e ficou cotado, em média, em US$3.928,00 por tonelada.


Em relação ao leilão anterior, de 15 de abril, o preço caiu 1,6%. Naquela ocasião a tonelada do leite em pó estava cotada em US$3.990,00.


Na comparação com a segunda quinzena de fevereiro, quando foi registrada a primeira queda para o produto neste ano, a cotação caiu 21,4%. Veja figura 1.



Esse comportamento dos preços deverá se manter em curto e médio prazo. Os contratos para entrega em junho indicam retração de 2,8% no preço do produto, em relação aos preços vigentes.


Esse cenário está relacionado à queda da demanda e ao aumento da produção de leite e derivados no hemisfério norte.


Para julho e agosto, no entanto, a expectativa é de retomada de preços dos lácteos no mercado internacional, com os contratos sinalizando altas de 0,9% e 0,5%, respectivamente, para o leite em pó integral.


De acordo com a Associação de Laticínios da Nova Zelândia (DCANZ), foram produzidos 4,45 bilhões de litros de leite no país no primeiro bimestre de 2014.


Apesar da entressafra, a produção aumentou 9,4% frente aos dois primeiros meses do ano passado. Veja a figura 2.




CONSIDERAÇÕES FINAIS


As quedas de preços dos lácteos no mercado internacional estão associadas ao aumento da produção na União Europeia e nos Estados Unidos, que estão no período de safra, contribuindo para atender mercados ainda demandantes como o da China.


Os Estados Unidos estão assumindo importante papel no mercado internacional de lácteos. 


No primeiro trimestre de 2014, as exportações norte-americanas de leite em pó integral cresceram 236,0%, em volume, em relação ao mesmo período de 2013. Foram embarcadas 14,2 mil toneladas, frente as 4,2 mil toneladas no primeiro trimestre do ano passado.


O principal produto exportado, o leite em pó desnatado, apresentou um aumento de 19,0% neste período, totalizando 126,5 mil toneladas embarcadas. Veja a tabela 1.



Os principais clientes dos Estados Unidos foram: a China, o México, o Sudeste Asiático, o Oriente Médio e o Norte da África, responsáveis por dois terços das exportações em março.


Para este ano as expectativas estão positivas para a pecuária de leite dos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as estimativas apontam para elevação da produção de manteiga (1,5%), queijo (1,6%), leite em pó integral (2,9%), leite em pó desnatado (3,7%) e leite fluído (1,8%).


As exportações, no entanto, deverão cair 4,6% na comparação com 2013, quando os embarques foram recordes, totalizando 970,00 mil toneladas.


De qualquer maneira, frente à média dos últimos cinco anos, cujo volume foi de 697,40 mil toneladas exportadas, os embarques de produtos lácteos deverão crescer 32,6% em 2014, totalizando 925,00 mil toneladas.


Colaborou Rafael Ribeiro, pesquisador da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja