• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Balanço de 2013: aumento no volume de leite captado frente a 2012


Quarta-feira, 9 de abril de 2014 - 17h09

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no final de março os números da Pesquisa Trimestral do Leite. Os dados são referentes ao fechamento de 2013.


A pesquisa trouxe o volume de leite captado e industrializado pelos estabelecimentos com inspeção municipal, estadual e/ou federal.


O volume de leite adquirido no último trimestre do ano passado foi de 6,54 bilhões de litros, 12,9% maior frente ao mesmo período de 2012.


O aumento da produção está associado à alta do preço do leite ao produtor e aos investimentos em alimentação a partir do final do primeiro semestre.


Em 2013, o volume de leite adquirido foi de 23,55 bilhões de litros, um incremento de 5,4% na comparação com os 22,34 bilhões de litros captados em 2012.


Em 2013 a captação caiu apenas no primeiro trimestre, em relação a 2012, sendo este recuo de 1,3%. Veja a figura 1.



Esta menor disponibilidade de leite no mercado interno nos primeiros meses de 2013 deu sustentação às cotações e se refletiu em forte alta do preço do leite ao produtor ao longo do ano passado.


Em 2014, o clima quente e seco em janeiro e fevereiro prejudicou a produção em importantes bacias leiteiras. O pico de produção foi registrado em dezembro de 2013.


Como consequência, o mercado firmou e os preços ao produtor subiram no pagamento de março.


Queda da produção e reação do consumo repercutem em alta do preço do leite ao produtor


No pagamento de março, referente ao leite entregue em fevereiro, o preço do leite pago ao produtor subiu pondo fim o movimento de baixa que perdurava desde outubro do ano passado.


Considerando a média nacional ponderada nos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$0,956 por litro de leite, alta de 2,2% em relação a fevereiro.


 


Este cenário reflete a queda no volume captado e que foi agravado pelo clima adverso. 


Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, considerando a média brasileira, o volume de leite captado caiu 3,7% em fevereiro, na comparação com janeiro (média nacional).


Em março, os dados parciais apontam para uma queda de 2,2% na captação média em relação a fevereiro.O consumo interno reagiu após o período de férias e festas.


Considerações finais


Com a menor oferta e o aumento da concorrência entre os laticínios, a expectativa é que o movimento de alta persista em curto e médio prazos. 


Para o pagamento de abril, 69,0% dos laticínios pesquisados acreditam em aumento do preço ao produtor e 27,0% em manutenção.


Apesar do reajuste do salário mínimo de janeiro favorecer o consumo, é um fator que pode desestimular os investimentos em função do aumento do custo de produção. O custo de produção subiu 4,6% em março, frente a fevereiro. No ano a alta está em 6,8%.


Colaborou Rafael Ribeiro, pesquisador da Scot Consultoria. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja