• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Gestor: Rentabilidade em 2014: balanço dos resultados


Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 - 17h20

Todo começo de ano a Scot Consultoria calcula as rentabilidades das atividades agropecuárias e de outras opções de investimento de capital, referentes ao fechamento do ano anterior.


Nesta edição da Carta Gestor fazemos uma análise dos resultados de 2013 e uma comparação com os observados em 2012.


Observamos que esses resultados podem variar caso a caso, pois parâmetros como produtividade, preço da terra, momento e preço de venda da produção, por exemplo, são fatores capazes de alterar a rentabilidade dentro de uma mesma atividade.


Trocas nas extremidades


O dólar e os fundos cambiais assumiram a liderança dos investimentos. As rentabilidades foram de 10,4% e 12,8%, respectivamente. 


Em 2012 estas opções perderam apenas para o ouro e fundos de ações. 


Estes investimentos, que lideraram em 2012 - ouro e fundo de ações - ocuparam a posição inversa em 2013, ficando nas últimas colocações. Fundos de ações e o ouro fecharam o ano com queda de 8,8% e 17,4%, respectivamente.


Os resultados dos investimentos de baixo risco, como os fundos de renda fixa e a poupança, foram de 6,2% e 5,8% ao ano, nesta ordem. A inflação calculada pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) fechou ao ano com alta de 5,5%.


Na figura 1 estão as rentabilidades em 2013.



E para as atividades agropecuárias, como foi 2013?

Sobe a pecuária leiteira, desce o milho


Dentre as atividades agropecuárias, a pecuária leiteira de alta tecnologia foi a que teve o melhor resultado, cuja rentabilidade foi de 10,1%. 


Esse resultado foi possível graças à valorização do leite, cujo preço subiu 17,1% para esse perfil de produção, e às cotações dos alimentos concentrados energéticos, que tiveram oscilações comedidas durante o ano. 


Depois dos fundos cambiais e do dólar, aparece o arrendamento para cana-de-açúcar, que obteve uma rentabilidade de 7,6%. Esta atividade apresentou um dos melhores resultados em 2012, com rentabilidade de 6,6%.


Na tabela 1, os resultados das atividades agropecuárias de 2012 e 2013. 



A rentabilidade obtida com a produção de grãos, levando em conta a média de soja e milho, caiu de 7,0% em 2012 para 3,5% em 2013. A principal responsável pela piora do resultado foi a queda da rentabilidade do milho, que passou de 3,9% em 2012 para -1,7% em 2013.


Para a pecuária, mesmo diante da melhora dos preços dos bovinos terminados e de reposição, a rentabilidade ficou praticamente estável em relação a 2012. Ressaltamos que o lucro melhorou para todos os sistemas analisados, mas o ajuste no preço da terra segurou o aumento da rentabilidade. 


Assim, para os pecuaristas que não computam o preço da terra nas análises econômicas, 2013 trouxe melhores resultados para todos os sistemas de produção analisados.


De qualquer forma, independente dos parâmetros considerados, gestão e planejamento são as principais armas à disposição para enfrentar os tempos difíceis ou prosperar nos momentos favoráveis.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja