• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Abate de fêmeas e seca reduzem rebanho bovino em 2012


Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 17h40

Saíram os dados oficiais do rebanho bovino de 2012. O plantel nacional encolheu 0,7%.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 31 de dezembro de 2012, o Brasil detinha 211,28 milhões de cabeças, frente as 212,82 milhões de cabeças no mesmo período do ano anterior.


Foi o primeiro ano de redução do plantel nacional desde 2007, após o abate de fêmeas recorde em 2006.
Veja na figura 1 a evolução do rebanho do país.



A redução do rebanho em 2012 ocorreu em função do aumento do abate de fêmeas nos últimos anos (com maior participação das fêmeas no abate total desde 2011).


Porém, também devemos considerar a forte seca que atingiu a região Nordeste no ano passado, com altas taxas de mortalidades em alguns estados.


Veja na tabela 1 o rebanho por unidade federativa e a variação frente a 2011.



Seca no Nordeste


As maiores variações percentuais ocorreram no Nordeste, com destaque para a redução na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


Mesmo com um rebanho bem menor na comparação com os maiores estados pecuários, Pernambuco teve a maior variação de efetivo em valores absolutos dentre todos os estados, cuja redução foi de 606,5 mil cabeças.


Na figura 2, apresentamos volume de chuvas em Pernambuco em 2012 frente à média histórica. Utilizamos a região de Garanhuns, a de maior representatividade pecuária. 



No acumulado de 2012, choveu aproximadamente a metade do que era esperado para a região.


Se somarmos a redução do rebanho dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a queda chega a 1,18 milhão de cabeças. Este fato teve importante parcela de responsabilidade na redução do rebanho nacional no ano passado.


Abate de fêmeas


Na figura 3 estão os abates anuais de machos e fêmeas desde 2002.



Os abates de fêmeas aumentaram desde 2010. Este comportamento tende a afetar o rebanho em médio prazo, já que impacta o número de vacas em reprodução.


Expectativas


O ciclo da atividade pecuária é longo e responde aos estímulos de preço do boi gordo e do bezerro. É provável que ainda observemos o reflexo da matança de matrizes sobre o rebanho em 2013, em função do abate de vacas em altos volumes em 2012.


Porém, o mercado indica uma mudança de comportamento dos preços, tanto para o boi gordo como para a reposição. Este fato deverá limitar o abate de vacas e estimular a retenção de matrizes para reprodução a partir de 2013.  



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja