• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Luz no fim do túnel


Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 17h19

O atual momento do mercado do boi gordo nos chama a atenção. 


Não só pela cotação da arroba boi gordo, cuja variação de preço acumulada em doze meses foi superior à da inflação calculada pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), com a tendência de que essa valorização real continue em curto prazo, mas também por outro importante indicador, o comportamento de preços da reposição.


Boi x inflação


É fato que a inflação acumulada em doze meses retraiu-se desde meados do ano. Porém, sem a recuperação do boi, a variação da arroba acima da observada para a inflação não seria possível, sendo este o principal motivador deste cenário. Figura 1.




A variação da cotação da arroba do boi gordo acima da verificada para a inflação não acontecia desde agosto de 2011. Além disso, em todos os meses entre novembro/11 e fevereiro/13, a variação acumulada em doze meses para o boi gordo foi negativa, mesmo em valores nominais.


Considerando os valores apontados pelo mercado futuro em 30 de agosto, o preço médio do boi gordo em 2013 em São Paulo ficará em R$102,67/@, a prazo. Tal valor é 6,2% maior que a média de 2012. 


Levando em conta os preços do mercado futuro e a previsão do Banco Central de que o IGP-DI deverá fechar o ano em 4,6%, a projeção, neste ano, é de valorização real do boi gordo em São Paulo. 


Boi x reposição


A análise dos preços dos animais de reposição é uma importante ferramenta para a avaliação da conjuntura do mercado do boi gordo, pois representa um estímulo à retenção de fêmeas.


Neste sentido, a cotação do bezerro é um dos sinais de recuperação do mercado como um todo. 


Na figura 2, apresentamos a variação, em doze meses, do preço do bezerro, assim como o da vaca magra, considerando a média dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Pará, Rondônia e Tocantins.


Escolhemos também o preço da vaca magra, pois esta categoria é influenciada, em tese, tanto pelo volume de fêmeas enviadas ao gancho, como para reprodução. 



O comportamento do preço da reposição está bem próximo do comportamento de preço do boi gordo. Desde o início do ano, quando os mercados começaram a se recuperar, a cotação do bezerro subiu 3,9%, a do boi gordo, 3,0%, e a da vaca magra caiu 0,4%.


A conjuntura mais firme para o bezerro é reflexo do cenário de oferta regulada, associada à recuperação para o boi gordo.


Porém, o preço da vaca ainda não reagiu na mesma intensidade. Na medida em que o bezerro valorize com mais força, como vem ocorrendo, a retenção de fêmeas deverá acontecer, o que influenciará o preço destas, sendo este um indicador a se prestar atenção.


Considerações finais


O mercado está sinalizando mudança de rumo. A oferta restrita de reposição, especialmente de bezerros, colabora com esta ideia.


A atenção aos indicadores de mercado em curto e médio prazos (abate de fêmeas, preços deflacionados, oferta da reposição) será importante para confirmar esta hipótese. 


Por fim, vale lembrar que nas transições de movimentos de preços podem aparecer boas oportunidades de negócios.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja