• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Mercado de leite firme e preços ao produtor em alta


Quarta-feira, 10 de julho de 2013 - 15h25

O cenário foi de mercado firme e preços do leite e derivados em alta no primeiro semestre de 2013.


Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,932 por litro de leite no pagamento de junho, referente ao leite entregue em maio.


O aumento foi de 2,7% em relação ao pagamento de maio. Na comparação com o mesmo período do ano passado o produtor está recebendo 14,4% mais pelo leite.


Os patamares de preços este ano estão acima dos registrados ano passado, sem considerar a inflação. Veja a figura 1.



O preço subiu em praticamente todos os estados pesquisados pela Scot Consultoria.


Em Pernambuco e em Alagoas as cotações tiveram ligeira alta. As variações foram de 0,2%e 0,1%, respectivamente, no pagamento de junho em relação ao pagamento realizado em maio.


No Maranhão o preço do leite ao produtor ficou estável neste período (tabela 1).



Na região Nordeste, as chuvas e a melhora da produção de leite foram responsáveis pela queda no ritmo de alta do preço ao produtor. 


De onde vem a pressão?


O cenário atual é reflexo da forte concorrência entre os laticínios, devido ao período de entressafra e a demanda aquecida na ponta final da cadeia. É preciso considerar também a queda da produção em relação ao ano passado. 


Esta queda reflete o menor investimento na atividade por parte do produtor, ocasionado pela elevação dos custos de produção e pelas margens apertadas em 2012.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no dia 25 de junho o resultado da Pesquisa Trimestral do Leite.


De acordo com o IBGE, entre janeiro e março de 2013 foram captados 5,68 bilhões de litros pelos laticínios brasileiros com inspeção municipal, estadual ou federal, 1,4% menos em relação à captação no mesmo período de 2012 (Figura 2).


Lembrando que a captação nos últimos quatro meses de 2012 já havia diminuído em relação aos mesmos meses de 2011. Veja a figura 2.



Para junho, os dados parciais do Índice Scot de Captação de Leite (média nacional) apontam para um aumento de 0,1% na captação em relação a maio.


Este aumento é devido à recuperação da produção no Sul do país, com as pastagens de inverno e suplementação do rebanho.


Considerações finais


A expectativa em curto prazo é de mercado firme e alta dos preços ao produtor. A previsão é de um pico de preço em 2013 no pagamento de julho, mantendo-se estável até agosto, ao redor de R$0,950 por litro (preço líquido).


A previsão para 2013 é de um ano de recuperação das margens do produtor e também dos laticínios.


Colaborou Rafael Ribeiro, pesquisador da Scot Consultoria.   



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja