• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - A pecuária da Índia: perfil, oportunidades e desafios


Segunda-feira, 6 de maio de 2013 - 17h18

Introdução


A Índia possui um enorme rebanho bovino e bubalino, e vem se firmando, nos últimos anos, como grande produtor de carne de búfalo, sendo um dos principais fornecedores de carne no mercado internacional.


Para analisarmos algumas características deste país quanto à produção de gado, apresentamos uma tradução e adaptação de um recente relatório do Global Agriculture Information Network (GAIN), que faz parte da rede de informação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).


O relatório aborda questões relacionadas ao rebanho, produção, consumo e comércio de carne. Ao fim, apresentamos as projeções do USDA para a pecuária do país. 

Rebanho e produção 

O último Censo Agropecuário da Índia é de 2007, o que faz com que haja pouca informação oficial sobre a evolução recente do rebanho de bovinos e bubalinos do país. 


Historicamente, a produção de leite - principal atividade relacionada aos bovinos e bubalinos, aumentou na medida em que a população de gado cresceu. 


Hoje, as autoridades indianas esperam que o rebanho de búfalos venha a diminuir no longo prazo, conforme a produção de leite melhora em eficiência, inclusive com a importação de bovinos de genética superior.


Quanto à produção de carne de búfalo, esta continua a se expandir em taxas recordes, mas dado à enorme safra de bezerros da Índia (reflexo principalmente da atividade leiteira), o aumento da produção das indústrias frigoríficas parece, por ora, estar ocorrendo em níveis sustentáveis. 


Em 2012 e 2013 os estoques iniciais subiram 1,0% frente ao ano anterior. 


Para o estoque final de 2013, o USDA projeta estabilidade.


Não há estatísticas oficiais sobre mortalidade e descarte de animais jovens, mas o desenvolvimento da indústria exportadora de carne de búfalo tem estimulado a retenção dos bezerros provenientes da produção leiteira para a produção de carne.


Para 2013, os abates e a produção de carne deverão crescer, junto com a expectativa de aumento para as exportações e ligeira alta no consumo interno.


Consumo


Devido a tabus relacionados ao abate e consumo de gado bovino, o consumo de carne bovina é praticamente inexistente na Índia, com exceções dos estados de Kerala e Bengala Ocidental, bem como alguns estados do nordeste do país. 


Dada a semelhança entre búfalos e bois, as carnes vermelhas preferencialmente consumidas são as de ovinos e caprinos. 


O frango é a fonte de proteína animal preferida na Índia, com o aumento da produção interna estimado em 10,0% ao ano. 


Em razão de o hábito alimentar de consumo de carne, não se espera que o consumo interno cresça a uma taxa maior que o crescimento da população. Em 2012, estima-se que o consumo total tenha aumentado 1,7%, para 2,01 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec). 


Para 2013, o consumo está estimado em 2,05 milhões de tec, um aumento de 1,9%, o que representa um baixíssimo consumo médio per capita, entre 1,5kg e 2,0kg ao ano. 


Comércio 


Segundo as estimativas divulgadas no relatório, as exportações em 2012 ficaram em 1,45 milhão de toneladas equivalente carcaça (tec), alta de 14,4% frente a 2011.


Importantes compradores estão situados no sudeste asiático, como o Vietnã e Tailândia. O Irã também vem se destacando entre os principais clientes.


Para 2013, a projeção é de que sejam exportadas 1,95 milhão de tec, 34,5% mais que em 2012.


Pecuária da Índia em números


Na tabela 1 estão os números da pecuária da Índia. O país reúne uma série de características propícias à produção de carne a baixo custo, fato que tem sido um grande diferencial de mercado nos últimos anos.



Porém, existem muitos desafios a serem superados pela pecuária indiana, como a questão sanitária - relacionada principalmente à febre aftosa, regularidade de produção, processamento de dejetos, melhor aproveitamento dos subprodutos do abate e a padronização da produção (tipificação), por exemplo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja